•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

planejamento escolar - com dicas! calendario datas comemorativas


Dia de festa, também é dia de aprender. Ao planejar os eventos que fazem
parte do calendário escolar, consideramos o significado para os alunos e o
que eles aprendem com isso, além das oportunidades para fortalecer o contato
da escola com as famílias.


* MESES*
*DATA* *EVENTO* *SUGESTÕES DE ATIVIDADES* Fevereiro 06 Volta às Aulas •

Decorar a escola para receber os alunos
• Mostrar as dependências aos alunos
• Promover atividades cívicas e de integração dos grupos

22
Carnaval
• Baile de Carnaval
• Trabalhos de arte popular: música, dança, cartazes, máscaras, fantasias
• Aspectos da cultura carnavalesca

*Março* 08 Dia Internacional da Mulher
Texto reflexivo/Mural
• Reflexão sobre o papel da mulher

14
Dia da Poesia
Nascimento de Castro Alves
• Incentivar a criação, ilustração e declamação de poesias pelos alunos
• Pesquisa sobre os poetas brasileiros
• Construção de painel com poesias

15 Dia do Circo

• Confecção de
máscaras/Estudo de textos
• Construção de palhaços e objetos circense com material reciclado
• Dramatização – espetáculo - brincadeiras

20
Início do Outono
Dia Nacional da Terra
• Cartazes sugestivos
• Mudança climática
Valorização da Terra

29 Fundação da Cidade do Salvador - 1549 • Exposição de trabalhos sobre a
cidade, através das diversas linguagens artísticas
• Visita aos pontos históricos da cidade
• Organização e apresentação dos trabalhos sobre Salvador, desde a sua
fundação até os dias atuais


31
Dia da Saúde e Nutrição
Aniversário do Golpe Militar
de 1964
• Dramatizar hábitos de higiene e da boa alimentação
• Montar mural sobre alimentos regional
• Reflexão sobre a democracia
• Atividade orientada sobre o tema


*Abril*

13


Dia onde se comemora a
primeira Execução do Hino Nacional • Estudo do significado/pesquisa
*• Releitura plástica* de trechos do hino
• Música: ensinar o aluno a cantar o hino
• Paralelo histórico

13 a 16 Semana Santa

• Confecção de máscaras de
coelhinhos e adornos
Pascoa
• Confecção de mensagens, cartazes e cartões
• Músicas/Ceia coletiva/Comemoração Simbólica

18
Dia Nacional do Livro Infantil
Nascimento de Monteiro Lobato • Exploração da obra de Monteiro Lobato
• Promover a "hora do conto", com leituras de histórias
• Visita a Biblioteca Monteiro Lobato
• Exposição de livros
• Confecção de livros

19 Dia do Índio • Painel sobre índio brasileiro,
costumes e cultura
• Confecção e exposição de objetos indígenas
• Pesquisa sobre lendas indígenas

21 Tiradentes • Reflexão sobre a
Inconfidência e a Democracia
• Papel dos Mártires. Quem são os atuais?

22 Chegada dos Portugueses
ao Brasil 1500 • Construção de caravelas
• Roteiro com o mapa da viagem de Cabral
• Carta de Caminha - leitura e discussão

*Maio*

01 Dia do Trabalho
Confecções de fantasias sobre profissões
• Pesquisa sobre as profissões/explorando a importância
• A questão do emprego hoje/Desemprego

05

Dia das Comunicações •
Organizar um jornal da TV, apresentado pelos alunos
• Promover a troca de bilhetes, cartas, e e-mail pelos alunos

13
Abolição da Escravatura
Dia da Fraternidade
Brasileira
• Mural sobre a questão do negro
• Reflexão sobre respeito e fraternidade em relação às raças/música e danças
• O preconceito social e racial 14 Dia das Mães • Montar mural
• Confeccionar lembrança
• Organizar a Festa da Mamãe *(06/05)*

*Junho*

05
Meio Ambiente e
Dia mundial da Ecologia
• Projeto de Educação Ambiental
• Cartazes, debates, dramatizações
• Construção de brinquedos com material recicladoEstudo do Meio(aula de
campo)

21

Início do Inverno • Reflexão sobre as mudanças no tempo/painel

24
Festas Juninas
São João
• Festa Típica

*17/06 (mat/vesp – pela manhã)
*• Decoração com motivos caipiras
• Projeto Interdisciplinar

*Julho*

02
Independência da Bahia
Dia do Bombeiro
• Pesquisas, importância histórica – resgatar na primeira semana de aula do
2ª semestre
• Importância dos Bombeiros para a sociedade(palestra)

19

Dia da Caridade •
Importância do Voluntariado /ONGs
• Solidariedade e formação de valores – A boa ação – Mensagens/cartaz

20
Dia do Amigo/Amizade
• Envio de mensagens ao amigo preferido
• Correio da Amizade
• Mural sobre a amizade

26
Dia dos Avós • Confecção de cartões, mensagens, atividades de integração,
valorização do idoso
• Atividade na quadra/hora do conto/baile da saudade – o neto dança com os
avós
• A música predileta dos avós

*Agosto*
13
Dia dos Pais • Mural do Papai
• Confecção de lembranças para os pais
• Atividade Comemorativa Esportiva *(05/08)*

11 Dia do Estudante •
Organizar o Torneio Esportivo
• Passeio sócio-recreativo ( a definir)
• Promover brincadeiras e jogos
• Passeio/palestras
• Mural com fotos dos alunos

18 a 22
Semana do Folclore • Apresentações de danças e cantigas folclóricas –

*22/08
*• Brincadeiras infantis
• Pesquisa
• Dramatizações de lendas
• Mural com personagens do folclore brasileiro
• Projeto Interdisciplinar

25

Dia do Soldado • Desfile com a bandinha -
interno
• Confecção de bandeiras, chapéus e tambores de lata *Setembro*

21
Dia da Árvore
Primavera
• Pesquisa sobre os perigos do desmatamento
• Organização de terrários nas salas de aula
Plantio de árvores
• Confeccionar mural com arranjos de galhos e flores secas
• Desenho e recortes de flores e plantas
• Decorar as salas com pássaros e flores de papel
• Músicas e poesia
• Mural com produção dos alunos
• Desfile na área externa da escola – Educação Infantil e Fundamental I –

*
20/09* – 4ª feira

25 Dia Nacional do Trânsito

• Palestras com técnicos
especializados
• Estudo sobre os sinais de trânsito
• Campanhas de prevenção de acidentes
• Visita ao Detran

*Outubro*

04
Dia Internacional dos
Animais (São Francisco)
Dia do Inventor
• Confecção de desenhos, pinturas e modelagem de animais
• Animais em extinção
• Música e dramatização sobre animais
• Montar mural com as principais invenções do homem e seus benefícios para a
humanidade

09 a 11
Semana da Criança /
Dia da Criança
• Discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
• Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança
• Passeios/banho de piscina/piquenique com lanche especial
• Apresentação de peças teatrais
• Torneios , brincadeiras
• Projeção de Filmes
• Festa comemorativa interna – *11/10*

12

Descobrimento da América •
Reflexão sobre o tema

15 Dia do Professor •

Montar painel com mensagens
para o professor
• Congraçamento (data a ser agendada)

16
Dia da Ciência e Tecnologia
Dia Mundial da Alimentação
• Pesquisa
• Visitar fábrica de alimentos
• Palestra com nutricionista/profissional ligado a tecnologia de alimentos
28 Batizado de Capoeira • Troca do Cordel/ Ed. Infantil

*Novembro* 11 III
FESTMAT – Festival de Matemática – 7ª a 8ª série • Apresentação de
atividades temáticas
• Musical
• Cenários confeccionados pelos alunos

15
Proclamação da República •
Montar um mural sobre os Três Poderes da República
• Origem e interpretação do Hino da República

18 Festival de Dança •
Apresentação artística dos alunos no Centro de Convenções da Bahia

19 Dia
da Bandeira Nacional • Estudo sobre a nossa Bandeira: forma geométrica, sua
faixa e legenda, cores, estrelas
• Confecção de bandeiras com colagem de material diverso

20
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia da Música
• Contribuições da cultura negra na formação do povo brasileira
• Aspectos da cultura musical

25
Festa de Encerramento
do Ano Letivo
Mostra de Arte
• Festa de encerramento/ Confraternização do Natal
• Exposição dos trabalhos de Arte dos alunos

*Dezembro*

02 Formatura do
Curso de Alfabetização – Grupo 6 • Programação e local a ser definido


5 comentários :

  1. Anônimo1/4/10

    Muito bom esse planejamento, percebo a importância de estramos sempre pesquisando e atentos, quando se trata de um profissional como o educador.

    ResponderExcluir
  2. Maria Herminia de Sousa Guedes26/7/10

    Gostei muito das sugestões de vocês.
    Sou autora de dois livros de recreação e quero compartilhar:
    Oficina da Brincadeira e Continuando a Brincadeira. Editora Sprint/RJ
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo28/5/11

    como festejar datas comemorativas na escola, sem ofender principios religiosos? como posso lidar com essa situação. Há crianças que não gostam de comemorar o dia das mães pq ja perdeu a mãe, ou não comemoram o halloween por causa da religião. Oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13/8/11

    otimo os seus planejamentos,tenho aprendido muito e sempre bom compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. PLANEJAMENTO para educação infantil

    LÍNGUA PORTUGUESA
    COMPETÊNCIAS:
    • Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
    • Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
    HABILIDADES:
    • Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
    • Antecipa conteúdo de um texto;
    • Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
    • Identifica a escrita do próprio nome;
    • Escreve com e sem modelo o próprio nome;
    • Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
    • Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
    • Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.
    MATEMÁTICA
    COMPETÊNCIAS:
    • Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
    • Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
    HABILIDADES:
    • Identifica elementos semelhantes e diferentes;
    • Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
    • Localiza objetos a partir de instruções dadas;
    • Faz relação número quantidade;
    • Associa o numeral a sua escrita;
    • Grafa os nomes dos numerais.
    HISTÓRIA
    COMPETÊNCIAS:
    • Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
    • Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
    HABILIDADES:
    • Usa seu nome como forma de identificação;
    • Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
    • Valoriza a diversidade humana;
    • Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.

    CIÊNCIAS
    COMPETÊNCIAS:
    • Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
    • Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
    HABILIDADES:
    • Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
    • Nomeia as principais partes do corpo;
    • Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.
    GEOGRAFIA
    COMPETÊNCIAS:
    • Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
    • Percepção de si e suas relações casa/ escola.
    HABILIDADES:
    • Percebe a casa como abrigo das pessoas;
    • Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
    • Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
    • Identifica as partes que compõe ima casa.
    ARTES
    COMPETÊNCIAS:
    • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
    HABILIDADES:

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil