Nesta semana da pátria, reuni diversas atividades, brincadeiras, dinâmicas, jogos, para se utilizar dentro e fora da sala de aula. Tanto para apresentações como para fugir da rotina escolar.
RETIRADO DO ORKUT, link no final do texto
1- IDENTIFICAÇÃO:
Instituição:
Professor:
Classe:
Período de realização:
* Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL
Professor:
Classe:
Período de realização:
* Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL
02-TEMA: Semana da Pátria!
03-JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
VEJA TAMBÉM
04-OBJETIVOS:
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
* Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
05-DESENVOLVIMENTO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
* Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
06- CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.
07-RECURSOS:
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...
Símbolos
Bandeira Nacional
A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".
É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.
O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.
A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".
Armas da República
É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.
Selo Nacional
O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.
BRASIL
Um país em movimento
O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados. A organização político-administrativa compreende três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, e o princípio da autonomia entre União, Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios (IBGE/2003).
Em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com 50 milhões de famílias ou cerca de 180 milhões de brasileiros (2004), 81% dos habitantes ocupam áreas urbanas. A taxa de fecundidade, que chegou a 6,3 em 1960, é de 2,3 filhos por casal. Esta queda, associada à melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida, fará com que a maioria da população tenha entre 15 e 44 anos nas próximas quatro décadas. Isso representará um dos maiores mercados de trabalho e de consumo dentre os países das Américas.
"Vem, habita em nossa terra,
Com teu Filho Mãe de Deus,
que seguindo vossos passos
ela encontre a paz de Deus.
por Maria a Cristo unida,
Pátria,
tu serás remida!"
Mãe Três Vezes Admirável,
nos ensina a lutar,
contra todos os inimigos
o teu reino propagar.
Seja em ti o mundo inteiro,
renovado em amor
E fiel incenso oferte a teu Filho,
o Senhor.
Autor Desconhecido
O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados. A organização político-administrativa compreende três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, e o princípio da autonomia entre União, Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios (IBGE/2003).
Em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com 50 milhões de famílias ou cerca de 180 milhões de brasileiros (2004), 81% dos habitantes ocupam áreas urbanas. A taxa de fecundidade, que chegou a 6,3 em 1960, é de 2,3 filhos por casal. Esta queda, associada à melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida, fará com que a maioria da população tenha entre 15 e 44 anos nas próximas quatro décadas. Isso representará um dos maiores mercados de trabalho e de consumo dentre os países das Américas.
ORAÇÃO PELA PÁTRIA
"Vem, habita em nossa terra,
Com teu Filho Mãe de Deus,
que seguindo vossos passos
ela encontre a paz de Deus.
por Maria a Cristo unida,
Pátria,
tu serás remida!"
Mãe Três Vezes Admirável,
nos ensina a lutar,
contra todos os inimigos
o teu reino propagar.
Seja em ti o mundo inteiro,
renovado em amor
E fiel incenso oferte a teu Filho,
o Senhor.
Autor Desconhecido
NOSSA PÁTRIA
O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para Cristo”.
PARA OS PEQUENINOS...
Repassando.
História da Independência do Brasil
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana
História da Independência do Brasil
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana
JOGRAL
FESTA DA PÁTRIA!
BRASIL SOMOS NÓS
TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.
(Mostrar as letras escritas em papel laminado)
CANTO:
Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.
VOZ 1:
E acham vocês, meminos,
Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,
neste mundo todo?
VOZ 2:
Não! O Brasil é muito mais!
TODOS:
São montanhas e serras
Cheias de riquezas sem fim
são rios, lagos, mares, florestas,
flores, bichos, pássaros e festas, enfim.
BRASIL SOMOS NÓS
TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.
(Mostrar as letras escritas em papel laminado)
CANTO:
Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.
VOZ 1:
E acham vocês, meminos,
Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,
neste mundo todo?
VOZ 2:
Não! O Brasil é muito mais!
TODOS:
São montanhas e serras
Cheias de riquezas sem fim
são rios, lagos, mares, florestas,
flores, bichos, pássaros e festas, enfim.
CORO FALADO
CENÁRIO:
Colar um mapa mundi de tamanho grande no quadro, usando percevejos ligados por um cordão colorido, indicar o roteiro da viagem de Cabral até as Índias.
Colocar caravelas de isopor, papel cartão nos pontos de partida e de parada.
CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:
* Trras por descobrir.
* Portugal e Espanha na conquista dos mares.
* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.
* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chamam Pascoal.
* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.
* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.
* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.
* Houve então, a 2ª missa.
* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.
TODOS:
* Estava descoberto o BRASIL!
* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.
* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:
* "...da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:
• Mas não era ilha a terra descoberta!
• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.
• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...
• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... até o ouro apareceu!
• E tudo ficou nas mãos de Portugal.
TODOS:
• BRASIL COLÔNIA!
• Capitanias Hereditárias!
• Governo Geral!
• Obra da Catequese!
UMA VOZ:
• Anchieta e Nóbrega!
• Invasões francesas!
• Invasões holandesas!
• Conjuração Mineira!
TODOS:
• Morte de Tiradentes
UMA VOZ:
• D. João VI no Brasil!
• Abertura dos portos
• Elevação do Brasil a reino
• Brasil deixou de ser uma simples colônia
• (fundo musical-Hino da Independência)
OUTRA VOZ:
• Brasil do sentimento nacionalista
• Revolução Pernambucana de 1817
• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.
• José Bonifácio!
• D.Pedro I!
• O Grito de Ipiranga:
TODOS:
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)
* Pesquisas: Internet e Dia-a-dia do professor.
♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
♥ ♥Produção de texto♥ ♥
♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.
♥Confeccionar lembrancinhas
Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.
Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=32485107&tid=2545413057351228690&na=1&nst=1
Colar um mapa mundi de tamanho grande no quadro, usando percevejos ligados por um cordão colorido, indicar o roteiro da viagem de Cabral até as Índias.
Colocar caravelas de isopor, papel cartão nos pontos de partida e de parada.
CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:
* Trras por descobrir.
* Portugal e Espanha na conquista dos mares.
* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.
* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chamam Pascoal.
* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.
* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.
* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.
* Houve então, a 2ª missa.
* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.
TODOS:
* Estava descoberto o BRASIL!
* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.
* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:
* "...da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:
• Mas não era ilha a terra descoberta!
• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.
• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...
• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... até o ouro apareceu!
• E tudo ficou nas mãos de Portugal.
TODOS:
• BRASIL COLÔNIA!
• Capitanias Hereditárias!
• Governo Geral!
• Obra da Catequese!
UMA VOZ:
• Anchieta e Nóbrega!
• Invasões francesas!
• Invasões holandesas!
• Conjuração Mineira!
TODOS:
• Morte de Tiradentes
UMA VOZ:
• D. João VI no Brasil!
• Abertura dos portos
• Elevação do Brasil a reino
• Brasil deixou de ser uma simples colônia
• (fundo musical-Hino da Independência)
OUTRA VOZ:
• Brasil do sentimento nacionalista
• Revolução Pernambucana de 1817
• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.
• José Bonifácio!
• D.Pedro I!
• O Grito de Ipiranga:
TODOS:
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)
* Pesquisas: Internet e Dia-a-dia do professor.
Sugestões de atividades
Mural: "Vultos da História do Brasil"♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
♥ ♥Produção de texto♥ ♥
♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.
♥Confeccionar lembrancinhas
Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.
Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=32485107&tid=2545413057351228690&na=1&nst=1
Parabéns pelo prazer em educar!
ResponderExcluirparabens pela organização e pelas dicas
ResponderExcluirmuito legal e criativo adorei o plano de aula.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMUito bom...
ResponderExcluiradorei!
Muito bom...vcs são dez em tudo
ResponderExcluirorganização,criatividade...
legal!
Muito boas tuas sugestões. Vou utilizar o jogral com a turma na qual estou estagiando. Parabéns!
ResponderExcluirAdorei a sugestão! Você está de parabéns!
ResponderExcluiradorei esse textinho (Para pequeninos)Vou tentar montar um teatrinho com ele.
ResponderExcluirparabéns , muito bom seu blog
Amei o projeto!
ResponderExcluirParabens!
Ótimas sugestões, confesso que me ajudou muito a fazer um projeto na semana da pátria
ResponderExcluirMaravilhoso! Parabens.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto para a Sema da Patria vai me ajudar a concluir o projeto da minha escola, Visto que passei em um concurso recente e estou atuando em uma escola de 1º ao 5º.(Ciclos) ano e não tinha experiencia nesta área da educação básica, estou tendo muita dificuldade para elaborar os projetos para a educação básica. Encontrar seu site me deixou mais tranquila pela diversidade de atividades e ações que irão me dar uma luz.
ResponderExcluirmuito obrigada por esta feliz idéia.
Raimunda Lira
Pedagoga
PARABÉNS PELO SEU PROJETO!!!!
ResponderExcluirESTAMOS REALMENTE PRECISANDO RESGATAR O PATRIOTISMO E RESPEITO PELA NOSSA PÁTRIA!!!!
Muito jóia o site de vocês.
ResponderExcluirEstá me ajudando muito, mas preciso de poemas ou mensagens infantis para dar para os meus alunos recitarem...
Espero encontrar
Continue assim.
Adorei o projeto.
ResponderExcluirA história do PEDRINHO VAI CAIR BEM PARA MEUS ALUNOS DE 1 ANO
ABRAÇOS
Adorei as atividades, Parabéns.
ResponderExcluirSou professora há trinta anos. Estou pasma que ainda se comemora a data da Independência do Brasil como no meu tempo de aluna e como no começo de minha vida profissional. Será que os profissionais do magistério não entendem nada de história? Até quando vamos contar a nossos estudantes essa historinha do Pedrinho e o Brasil como "terra descoberta"? A história desse país ainda é contada sob a perspectiva da classe dominante. Que pena! Não consegui inovar visitando este projeto.Talvez seja melhor então não comentar nada... com as cças.
ResponderExcluirEu também sou professora há vinte e um anos. E como a colega, também me sentir no passado, de quando era garota, na escola do bairro, cantando o hino do soldado e aprendendo sobre a bondade de D. Pedro , da princesa Isabel, dentre outros. Ainda bem que a história descortinou para nós. Essa história do Brasil que estou vendo nesse blog pertence à ditadura militar...
ExcluirOlá,
Excluirobrigado pelo comentário. Fique à vontade para nos mandar um projeto diferente. Teremos prazer em publicá-lo em nosso site. Você ensina diferente? Que ótimo, então compartilhe!
Infeilzmente tenho que concordar com o último comentário postado em 1º de set. Como educadora defendo que tenhamos sim que "informar" sobre alguns fatos registrados pela história oficial, entretanto devemos levar os alunos (desde a educação infantil), a terem uma postura crítica frente a realidade, que vai além de bandeirinhas e jograis exaltando heróis criados pela história dos dominantes.ACORDA BRASIL!!!
ResponderExcluirParabéns! Adorei a proposta de trabalho!!!!
ResponderExcluirAmei o Projeto da Semana da Pátria!!
ResponderExcluirTrabalho com crianças pequenas e me será muito útil!!!
PARABÉNS!
Foi minha salvação nesta noite de desespero e pesquisa 1 dia antes da apresentação improvisada!!!
ResponderExcluirNão esperava encontrar um conteúdo tão rico e bem preparado!!!
Obrigada e Parabéns!!!
Professora Leliane - Americana - SP
amei seu blog, copiei o jogral, ficou muito legal...
ResponderExcluirparabéns....
karla
http://www.minutinhocomdeus.blogspot.com
Gostei muito desta pagina.Vou levar para minhas alunas a história da Independência do Brasil.
ResponderExcluirMuito legal,dá pra tirar muitas atividades.Acho que faltou acrescentar a parte crítica do projeto,afinalsomos formadores de opinião e devemos desde cedo falar para as crianças por ex;que independencia será essa?
ResponderExcluirNo mais parabéns pelo paixão em educar.bjinhos
Parabéns!!!
ResponderExcluirEstá muito bom o seu projeto, muito criativo.
Gostei da ideia do projeto, muito sugestivo.
ResponderExcluirGostei da ideia do projeto, muito sugestivo.
ResponderExcluirAmei seu trabalho, parabéns! Acredito que quanto mais professores dinamizarem sua forma de ensinar, mais rápido e com muito prazer a criança vai aprender.
ResponderExcluirParebéns pelo projeto! vai nos ajudar muito na semana da Pátria. Ès muito criativa
ResponderExcluirGostei muito do seu projeto.
ResponderExcluirme ajudou muito.
PARABÉNS!!! :)
Gostei do Projeto. Ele está bem completo.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirParabéns! Amei! Pessoas como vocês socorrem quando mais precisamos! Um Bj.
ResponderExcluirgostei! vou aproveitar suas sugestões estou "apanhando" muito, como profª de artes não tenho muita criatividade e queria fazer um bom trabalho na escola que leciono,daí estou apelando pra internet, mas não encontro muita coisa para 6º,7º e 8ºano.Vou acessar seu blog mais vezes.Dá uma ajudinha!!!! abraço.
ResponderExcluirPARABÉNS!!
ResponderExcluirVOCÊ TEM BOM GOSTO E CRIATIVIDADE!
FOI UM PRAZER ENTRAR E APRENDER MAIS...
Parabéns, adorei seu blog e o Projeto Patria.
ResponderExcluirEdgar dos anjos
ResponderExcluiro projeto está de parabéns, muito claro e também de fácil aplicação nas escolas
MUITO BOM ESSE PROJETO E VAI ME AJUDAR A DESENVOLVER AS CRIATIVIDADE LÁ NA ESCOLA. PARABENS!!!!!
ResponderExcluirGostei muito do material, está bem elaborado,como educadores devemos contribuir para formação de pessoas que saibam amar o lugar onde vivem.Parabéns!
ResponderExcluirprofessora Fabiane - Paraná
Só acho que não é bem para a educação infantil, mas parabens
ResponderExcluirGostei muito da sugestão!!!!
ResponderExcluirSou professa e quero parabenizar o site principalmente pela historinha para as ecrianças pois muitas vezes nos esquecemos deles.
ResponderExcluirMARAVILHOSO! PARABENS!
ResponderExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirAdriana Diniz-
ResponderExcluirSuas idéias são maravilhosas, tudo organizado e bem estruturado, parabéns.
parabéns
ResponderExcluirAdorei esse projeto, penso que nós professores temos o dever de despertar o sentimento de patriotismo em nossos alunos!
ResponderExcluirAmei o projeto, sou professora de História e preciso muito de um projeto como este para trabalhar em minha escola.
ResponderExcluirEste é o fundamental papel da internet acrescentar conhecimentos,e vocês estão de parabéns, eu ADOREI as dicas.VALEU.
ResponderExcluirEstou diretora em uma escola e iremos trabalhar a Semana da Pátria, gostei muito do projeto e parabéns.
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho
ResponderExcluirparabéns!!!
vou tirar varias ideias
parabens gostei muito adorei... nota maxima vc merece...
ResponderExcluirAmei seu blog. Vou trabalhar a paródia com meus alunos.
ResponderExcluirParabéns
Judit
Adorei este projeto simplesmente maravilhoso!!!!
ResponderExcluirGostei bastante do seu projeto; vou usa-lo na minha turma do infantil 4.
ResponderExcluirAnônimo disse...Muito bom este Projeto.Só temos a agradecer a disponibidade da contrução deste trabalho.31.08.2010
ResponderExcluir''PARABÉNS !!! MUITO BOM SEU PROJETO,SERÁ UM SUBSIDIO E TANTO P MIM...OBRIGADA
ResponderExcluirMuito, obrigado esse projeto da semana da patria irá me ajudar muito. parabens! quero continuar recebendo atualizações por email, pois preciso muito.abraços!
ResponderExcluirSEU TRABALHO ESTÁ MUITO LEGAL, MAS ACHO QUE A ORAÇÃO PELA PÁTRIA ESTÁ MUITO DENTENCIOSA, POIS ALÉM DE ERRADA(DEUS NÃO TEM MÃE)DEVEMOS PEDIR PARA O CRIADOR DESSA LINDA PÁTRIA E NÃO AS SUAS CRIATURAS.PENSE NISSO!
ResponderExcluirABRAÇOS
parabêns pelo projeto
ResponderExcluireu trabalho com crianças na igreja e essas idéia me ajudaram bastante valeu!!!!
Parabéns e muito obrigada pelas dicas que usarei com certeza.
ResponderExcluirAmamos seu projeto. Voce tem mais ideias?
ResponderExcluirestamos te aguardando com novas ideias.Bjos
Parabens!
ResponderExcluirGostei muito deste site, facil de fazer e de seguir, alem de criativo.
Boa tarde amiga.
ResponderExcluirPassei para fazer uma visitinha semanal. Agradecer por estar sempre postando coisas legais e deixar um pensamento:
As maiores conquistas resultaram de grandes sonhos desacreditados por muitos,mas que alguém acreditou até o fim. Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos. (Retirado da Net, Mas Gostei)rsrsrsrs.
Att.: Beatriz!
PARABÉNS COLEGA,
ResponderExcluirO SEU PROJETO É MUITO BOM E MUITO ADEQUADO PARA A FAIXA ETÁRIA, POIS PARA ENSINAR A HISTÓRIA DO BRASIL NA VISÃO DOS DOMINADOS, NECESSITA-SE QUE PRIMEIRO SE CONHECA A VISÃO DOS DOMINANTES, PARA SE FAZER UM CONTRAPONTO.
EM RESUMO QUERO REGISTRAR QUE O SEU PROJETO É ADEQUADÍSSIMO PARA O PÚBLICO AO QUAL FOI DESTINADO.
PEDRINHO REALMENTE EXISTIU NA HISTÓRIA E PONTO. MOSTRAR O OUTRO LADO DE PEDRO OU DA PRÓPRIA HISTÓRIA SÓ SE ADEQUARÁ EM OUTRAS FAIXAS ETÁRIAS BEM MAIS AVANCADAS.
PARABÉNS PELO TRABALHO.
Sou professora de educação infanil adorei o projeto com o tema independência do brasil, maravilhoso!!!!
ResponderExcluirParabens prlos seus projetos,atividades é tudo de bom,tem me ajudado muito,obrigado
ResponderExcluirparabéns este profeto é excelente foi ótimo trabelhar com a minha turma resumindo seu progeto é tudo o que eu estava precisando
ResponderExcluiramei .......
ResponderExcluirbrigada pelas dicas ......muito bom......
saber que temos educadores de auta qualidade.
Parabéns pela criatividade! Nota 10 para vc! Gostei muito! Algo bem diferente do que já havia visto!
ResponderExcluirCongratulation pelo blog.
ResponderExcluirEle passou por Londres, Holanda e agora está comigo aqui na Austrália. Somos brasileiras morando no exterior que querem ensinar a língua Portuguesa e nossa cultura aos filhos.
Adria
PARABÉNS,MUITO INTERESSANTE SEU PROJETO.
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO,GOSTEI MUITO EM ESPECIAL ADA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
ResponderExcluirÉ muito importante esse projeto porque resgata o verdadeiro senti de se comemorar essa data. O que tenho visto é algumas escolas querendo inovar porém fogem do contexto. Parabéns pela proposta.
ResponderExcluiradorei este projeto, ele me dará subsidio para montar o da minha escola, obrigada!!!
ResponderExcluiradorei este projeto caiu do céu na hora certa.bjos
ResponderExcluirME DESCULPE MAS NAO E OQUE EU PRESIZO E PARABEMS O PROJETO ESTA ÓTIMO
ResponderExcluirHá erro conceitual na "historinha" da independência. Pedro não ficou no Brasil, em um primeiro momento por petição pública e sim, por imposição de seu pai que tinha interesses futuros.
ResponderExcluiradorei....
ResponderExcluirÉ querido (a), realmente não é o que você PRECISA...O que você precisa mesmo é de um bom curso de portugûes...(ao Anônimo de 20.08.2012)
ResponderExcluir