•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Brincadeiras em Grupo




Durante o período de férias de julho ou de final de ano, muitas crianças ficam em casa ou entre os amigos do prédio ou da rua onde moram. Nesta hora é bom saber como realizar algumas brincadeiras em grupo.

As brincadeiras também são boas na volta às aulas, você pode ver algumas aqui.

Para alegrar as crianças e gastar a energia acumulada, nada melhor do que uma seleção de brincadeiras para as férias.

Abaixo seguem algumas idéias de dinâmicas e brincadeiras

mas se você quiser mais sugestões  de atividades para as férias, não deixe de visitar nossa seção de brincadeiras e veja todas as atividades disponíveis. Com certeza você irá encontrar uma brincadeira que achará interessante.

Diversas brincadeiras em grupo


1) ADVINHAÇÃO RIMADA: - (CALMO)

Preparação: Crianças sentadas em roda sendo sorteada para começar.
Desenvolvimento: O jogador inicia a brincadeira dizendo “Estou pensando numa palavra que rima com cadeia, qual é?” (Por exemplo). As demais
procuram advinha-la cabendo a quem conseguir o direito de fazer a nova pergunta. Se o grupo demorar muito a acertar, quem pensou na palavra deve
ajudar os companheiros a descobri-la por meios de gestos descritos do que se tiver pensado. Assim, a criança que imaginar a baleia, procurará sugerir
tal animal através de movimentos e expressões fisionômicas, mas sem nada falar.

2) ABOBRINHA: - (MODERADO)

Desenvolvimento: Uma criança é compradora, outra é ladrão. Outra criança é vendedora, e as demais são abobrinhas.
Compradora: “__Tem abobrinha prá vender?
Vendedor: “__Tem, pode escolher”
A criança compradora bate então na cabeça das outras que estão na fila, dizendo: "__Esta está verde, esta está de vez, esta tá verdolenga, essa está
madura" ( a escolhida). A abobrinha madura sai da fila e o comprador diz: "- Vou comprar cebolinha, pimenta, tudo prá te preparar" Quando ela sai,
outra, que é o ladrão, rouba a escolhida. O comprador volta: "__Roubaram a minha abobrinha, você viu?" - Não. Outra é escolhida e novamente
roubada e assim por diante até não sobrar nenhuma. O comprador vai procurar, acha a casa do ladrão, pede água, comida e, quando pede para ir ao
banheiro encontra lá as abobrinhas.
Final: Elas correm, e a que ele conseguir pegar vai ser o comprador na próxima vez.

3) AMARELINHA: - (MODERADO)


Material: 1 pedrinha.
Desenvolvimento: Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha fala: - Primeira!
(será a primeira), Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
1) Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu sem
fim.
2) Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só. A pedra não pode bater na risca, se errar passa
para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz: “__Pisei”? As outras respondem: “__Não”. Assim casa por casa até sua
vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Tirar casa - de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os
dois pés.

4) A GATINHA PARDA: - (CALMO)

Material: 1 lenço e uma varinha.
Desenvolvimento: Forma-se a roda. Ao centro fica uma criança, a qual previamente vendaram os olhos, com um lenço dobrado, de modo a impedila
de ver. Traz na mão uma varinha. As que formam a roda, girando sempre cantando: A minha gatinha parda que a três anos me fugiu!... Quem
roubou minha gatinha?... Você sabe; você sabe; você viu... Calam-se. A que está ao centro bate com a varinha em uma das da roda. Esta mia como
um gato. Se a do meio a reconhece pela voz, diz-lhe o nome e essa vai ocupar-lhe o lugar. Se se engana, o jogo prossegue até que ela adivinhe.

5) AMIGO OU AMIGA?: - (CALMO)

Desenvolvimento: Jogadores espalhados à vontade pela sala. Provisoriamente, sairá um. Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objeto
qualquer: mesa, caneta, etc. Será chamado o que estiver ausente.
- Amigo ou amiga? Perguntará ele.
- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).
Em seguida, irá indagando de um a um:
- Como gosta?
As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição: oval, comprida, escura, etc.
Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo. Caso contrário retornará ao primeiro, prosseguindo:
- Para que serve?
Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto. Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:
- Como quer?
Prosseguirá o jogo do mesmo modo. O adivinhador terá direito de citar 3 objetos. Quando descobrir, será substituído pelo que designar.

6) A JAULA: - (ATIVO)

Preparação: Um grupo de crianças dispostos em círculos (lado a lado sem darem as mãos) forma a jaula. O outro grupo, cujos elementos
representam os animais, se dispersa pelo terreno. O professor usará apito ou campainha.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor os animais põem-se a correr, ora entrando, ora saindo da jaula. A um novo apito, as crianças do círculo dão
as mãos fechando a jaula e prendendo, desse modo, os que ficaram dentro do círculo. Estes vão então fazer parte do mesmo, juntando-se aos que
formam a jaula. A seguir o jogo recomeça até que todos os animais tenham sido aprisionados.

7) AVIÃO PEGADOR: - (MODERADO)

Formação: Crianças dispersas a vontade, uma destacada: “o avião”.
Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo
de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo
enquanto ele estiver nesta posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.

8) AR, TERRA E MAR: - (CALMO)

Formação: Crianças em círculo, mestre ao centro.
Desenvolvimento: O mestre inicia o jogo indicando com um dedo um dos jogadores dizendo: “Terra” (por exemplo). O jogador apontado terá de
responder o nome de um animal que vive na terra, como cavalo, tigre, etc. Se ele se enganar, pagará prenda. O jogo continuará indicando, o mestre,
outro jogador. Prossegue-se com a indicação de “ar”, “terra” e “mar” alternadamente, dando-se a oportunidade a todos os alunos. Ao fim de algum
tempo, passa-se a aplicação de penalidades às crianças que pagaram prendas, exigindo-se que cada uma delas escolhida ao acaso, indique o nome de
três animais que vivem no ar, na terra e no mar.

9) ALFABETO RIMADO: - (MODERADO)

Preparação: Formam-se pequenos partidos de 8 a 10 jogadores. Cada um se senta em rodinhas. Cada grupo escolhe seu chefe.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, os capitães começam a dizer o alfabeto o mais depressa que podem. Tão logo o terminam, os vizinhos da
esquerda fazem o mesmo para depois cederem a vez aos companheiros seguintes e assim sucessivamente, até o grupo terminar vencendo a equipe
que primeiro consegue, sem soltar letras nem jogadores. Quem erra deve recomeçar do ponto em que cometeu a falha, sem perder tempo.

10) ADIVINHA QUE É: - (CALMO)

Formação: Em círculo. Uma criança no centro de olhos fechados.
Desenvolvimento: Uma criança do círculo irá puxar a orelha (devagar) do companheiro que está no centro fazendo o mínimo de barulho possível,
voltando ao seu lugar. Então pergunta: “__Advinha quem é”. A criança do meio deverá abrir os olhos e adivinhar quem puxou a sua orelha. Se não
conseguir, esta ocupará o seu lugar.

11) APANHAR O LENÇO: - (ATIVO)

Material: Um lenço
Preparação: Duas linhas paralelas distantes 8 a 10 m. Marca-se o centro do campo onde se coloca o lenço.
Formação: Os jogadores formarão dois partidos dispostos atrás da linha. Todos serão numerados. Cada partido com os mesmos números.
Desenvolvimento: O professor gritará um número e os jogadores chamados correrão até o centro, terão como objetivo apanhar o lenço e voltar a sua
fileira. No caso de um conseguir apanhar o lenço o outro deverá perseguí-lo e tocá-lo antes que ele consiga atingir a fileira.
Pontos: Alcançará dois pontos para o seu partido o jogador que conseguir apanhar o lenço e voltar a fileira sem ser tocado.

12) ABAIXAR-SE: - (MODERADO)

Material: 3 bolas
Formação: Crianças dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente 1 metro do primeiro colocado, ficará o
“capitão” de cada equipe. Este segurará a bola
Desenvolvimento: A um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará
a bola para o segundo da coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da coluna ao receber a bola gritará “viva”,
marcando ponto para sua equipe.

13) A SOPA ESTÁ PRONTA: - (MODERADO)

Material: Gorro de cozinheiro
Formação: Crianças sentadas ou em pé em roda
Desenvolvimento: Uma criança é escolhida para ser o “cozinheiro” e fazer a sopa. Recebe o gorro de cozinheiro e caminha em volta da roda
escolhendo crianças para representarem os diversos legumes, a carne, a massa, etc. Estas devem seguí-lo até que o cozinheiro diga: “__A sopa está
pronta”. Neste momento todos correm para ocupar um lugar na roda. A criança que não conseguir entrar na roda ocupará o lugar do cozinheiro.

14) ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!: - (CALMO)

Formação: Em círculo, sentados na sala de aula ou à vontade.
Desenvolvimento: Ao iniciar o jogo, todos dirão: “__ Atenção! Concentração!” Logo em seguida baterão palmas 3 vezes.
“__ Atenção” – 3 palmas
“__ Concentração” _ 3 palmas
“__ Diga o nome” _ 3 palmas
“__ Nome de” _ 3 palmas
A seguir o professor ou uma criança por ele indicada falará e os demais baterão palmas da seguinte maneira:
“__ Uma fruta” _ 3 palmas
“__ Que você” _ 3 palmas
“__ Mais gosta” _ 3 palmas
Logo após da ordem indicada pelo professor cada criança dirá o nome de uma fruta e baterá 3 palmas, que será acompanhada por todo o grupo.
Depois de todos os alunos tiverem dito o nome de uma fruta, o professor ou outro aluno, sem intercessão, continua a brincadeira, dando nova ordem.
Poderão ser lembrados: nomes de cidades, bairros, países, acidentes geográficos, vultos históricos, compositores, artistas, etc. Pagarão prendas os que
errarem.

Quer mais brinadeiras em grupo? Então veja mais navegando em nosso site. Não deixe de comentar e compartilhar nas redes sociais.


44 comentários :

  1. Marina7/5/09

    Muito bom! Gostei muito desse blog. Bem organizado e atualizado.
    Foi um uma ajuda e tanta na hora da pesquisa de Educação Física!
    Parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
  2. Newton Junior23/3/10

    otimo =D

    ResponderExcluir
  3. JEANE AZEVEDO11/4/10

    O SAIT É MUITO LEGAL, SOU PEDAGOGA E TRABALHO COM JOGOS TEATRAIS COM MEUS ALUNOS, CONSEGUI ADAPTAR ALGUNS DESTES JOGOS AOS MEUS OBJETIVOS, AS CRIANÇAS VÃO ADORAR!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sait? Não seria site?

      Excluir
    2. Anônimo14/10/15

      como você conseguiu se tornar uma pedagoga dessa maneira?

      Excluir
  4. Anônimo12/4/10

    Suzete disse..
    AQUI ENCONTREI BRINCADEIRAS DIFERENTES,RERÃO MUITO ÚTEIS

    ResponderExcluir
  5. viviane28/4/10

    Adorei muito esse site,pois me ajudou muito!!
    Obrigadooo

    ResponderExcluir
  6. gostei muito das bricandeiras para crianças.
    vou usar aqui, na minha casa, com as crianças e com as mães da explicação!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo31/5/10

    Gostei muito ...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo23/11/10

    Essas atividades são ótimas para educação física e me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  9. Desde a primeira vez que entrei no blog, achei interessante, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Seu blog é espetacular! Sempre passo aqui para saber das novidades, mas hoje trouxe um presentinho pra você que está no meu blog, tá? Passa lá para pegar. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo, creio que mt gente foi beneficiada na hora de relembrar-se de práticas lúdicas para passar para os nossos alunos *-* PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  12. mairla15/7/11

    legal..bastante variedades.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo15/9/11

    legal gostei muito,barbara.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo20/10/11

    eu gostei do jogo da jaula muito criativo

    ResponderExcluir
  15. Anônimo19/11/11

    que podê

    ResponderExcluir
  16. Eliane1/12/11

    gostei muito das brincadeiras! Algumas delas contribuirão de forma significativa para o meu trabalho científico acerca do brincar.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo20/12/11

    eu não achei nadaaaaaaaaaa legal

    ResponderExcluir
  18. Anônimo20/12/11

    eu ñ entendi nenhuma dessas brincadeiras. que povo otário e idiota. samara

    ResponderExcluir
  19. Anônimo16/1/12

    GOSTEI MUITO,TEM ALGUMAS QUE ATÉ RELEBRAM O PASSADO. PARABÉNS.
    MARCELA DE BAIXO GUANDU, E.S.
    16/01/2012

    ResponderExcluir
  20. Anônimo20/1/12

    Muito bom

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1/2/12

    gostei muito dos jogos,com certeza irei utililiza-los neste início desse ano.um abraço

    ResponderExcluir
  22. Anônimo21/2/12

    que nada vê

    ResponderExcluir
  23. Adorei as brincadeiras,com certeza vou faze-las,as crianças vão adorar as novidades.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/3/12

    continuem nos ajudando

    ResponderExcluir
  25. Anônimo29/3/12

    adorei vou trabalhar com meus alunos

    ResponderExcluir
  26. Anônimo30/3/12

    Parabéns pelo blog!
    Me ajudou muito na hora de entreter as crianças na festa de meu neto.

    ResponderExcluir
  27. Kimberly Andrade6/4/12

    Gostei bastante, muito criativo e interessante.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo18/6/12

    Muito bom, bem interessante!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/7/12

    Cassia Martins 9/07/12
    Adorei ás brincadeiras são muito legais,me ajudou bastante a interagir melhor ás crianças.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo18/7/12

    Adorei, agora que estou de férias vou poder brincar, e muito kkkkkk Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Anônimo20/7/12

    Estou fazendo um dia de lazer para meu filho e seus amigos,gotei muito kkkk obrigada.Dalva de Sergipe

    ResponderExcluir
  32. Anônimo16/8/12

    era pro trabalho da escola ajudo vio .......obrigado

    ResponderExcluir
  33. Anônimo15/9/12

    comigo foi assim;começou como trabalho da escola,e acabou em brincadeira. me ajudou bastante. muito obrigada!!!!! :))

    ResponderExcluir
  34. evelim mikaele15/9/12

    começou como trbalho da escola e acabou em diversão,mim ajudou bastante. muito obrigada!!! :))

    ResponderExcluir
  35. Anônimo25/9/12

    gostei mas na minha opnião deveria ter mas informações! um abraço!!!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo1/11/12

    legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllll :)

    ResponderExcluir
  37. As brincadeiras são sempre voltadas para um grupo de 3 crianças, no mínimo. Numa casa onde se tenha o número menor, como é o meu caso, crio brincadeiras em que seja possível menos participantes. É limitado, mas ajuda a participação maior dos pais. Poderia postar brincadeiras nesta direção também? Parabéns pelo site, muito bom!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo16/7/13

    eu gostei muito

    ResponderExcluir
  39. Anônimo16/7/13

    esse site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  40. Anônimo29/10/13

    ja tava sem imaginaçao muito obrigado

    ResponderExcluir
  41. Cibelle Campos - assunto: jogos infantis online14/2/14

    Olá, tudo bem?

    Meu nome é Cibelle e tenho três gatinhas em casa, rs. Primeiramente queria te agradecer pela publicação e pelas dicas. Algumas brincadeiras - como a amarelinha por exemplo - eu já conhecia, e vi várias que eu nunca tinha ouvido falar. Já ensinei várias para as crianças aqui em casa e elas adoraram! A interação entre elas e entre outras crianças é fundamental. MUITO obrigada pelas dicas.

    Sempre considerei as brincadeiras mais tradicionais muito mais interessantes para as crianças, até ler esse post de jogos infantis online que eu compartilhei com você. Depois disso, vi que os games são inevitáveis, uma vez que vivemos em uma época de tecnologia. Hoje, minha opinião é que devemos saber balancear as duas formas de brincar, já que ambas podem acrescentar muito no desenvolvimento infantil.

    É isso. Obrigada pelas dicas mais uma vez.
    Beijos, Ci.

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil