Projeto Primavera:
Faça muitas atividades sobre a primavera neste ano:
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis para a primavera;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
VEJA TAMBÉM
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )
- A montagem de um painel de primavera da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
- Lembrancinha de primavera: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.
- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.
Mais idéias de atividades para primavera...
Idéia da Ana Margarida:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.
Idéia da Aline:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido... mostrando alguns cuidados com as plantas...
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem... fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem...
sao algumas ideias..espero ajudar
Idéia da Gleiciane:
Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores ............ Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá lá lá tra lá lá.
Espero ter ajuda-la
Idéia da Raquel:
Pode trabalhar com um desfile
meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.
Idéia da Graziela:
Então fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)
fizemos moldes de flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada profa faz uma de um tamanho)a minha era grande...em papel canson fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4 flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15 cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se um nó para ela não escorregar para a de baixo)
Espero ter ajudado,as crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)
Idéia da Andreia Catarina:
Vamos fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá. Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar...
Poesias:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.
Idéia da Aline:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido... mostrando alguns cuidados com as plantas...
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem... fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem...
sao algumas ideias..espero ajudar
Idéia da Gleiciane:
Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores ............ Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá lá lá tra lá lá.
Espero ter ajuda-la
Idéia da Raquel:
Pode trabalhar com um desfile
meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.
Idéia da Graziela:
Então fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)
fizemos moldes de flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada profa faz uma de um tamanho)a minha era grande...em papel canson fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4 flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15 cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se um nó para ela não escorregar para a de baixo)
Espero ter ajudado,as crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)
Idéia da Andreia Catarina:
Vamos fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá. Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar...
Poesias:
1)- NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...
3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...
3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA
COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.
( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )
Conhecendo a flor:
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.
( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )
Conhecendo a flor:
OBJETIVOS GERAIS:
•Conhecer as características da flor;
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;
•Perceber a importância da preservação da flor;
•Incentivar o respeito às flores.
METODOLOGIA:
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram flores.
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala;
•Observar o que encontram no interior da planta;
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.).
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.
•Usar como recurso o vídeo Reino das Plantas;
•Cantar músicas sobre flores;
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);
•Leitura de texto informativo sobre o tema.
•Conhecer as características da flor;
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;
•Perceber a importância da preservação da flor;
•Incentivar o respeito às flores.
METODOLOGIA:
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram flores.
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala;
•Observar o que encontram no interior da planta;
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.).
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.
•Usar como recurso o vídeo Reino das Plantas;
•Cantar músicas sobre flores;
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);
•Leitura de texto informativo sobre o tema.
Conhecendo as folhas das árvores:
OBJETIVOS GERAIS:
•Conhecer as características das folhas;
•Identificar as diferentes formas de folhas;
•A importância da folha para as plantas.
METODOLOGIA:
•Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
•Comparar o tamanho, a forma, a textura, as cores;
•Contar quantas folhas foram colhidas;
•Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
•Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
•Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar o porque as folhas são verdes e o que dá a cor verde as folhas.
AVALIAÇÃO: Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades propiciadas.
Inicie as atividades educativas sobre a primavera começando pelo:
•Conhecer as características das folhas;
•Identificar as diferentes formas de folhas;
•A importância da folha para as plantas.
METODOLOGIA:
•Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
•Comparar o tamanho, a forma, a textura, as cores;
•Contar quantas folhas foram colhidas;
•Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
•Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
•Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar o porque as folhas são verdes e o que dá a cor verde as folhas.
AVALIAÇÃO: Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades propiciadas.
Inicie as atividades educativas sobre a primavera começando pelo:
Dia da Árvore - 21 de Setembro
Idéias de trabalhinhos:
- Organizar junto aos alunos uma coleção de espécies de árvores. Para isso, coletar folhas secas caídas de diferentes tipos de árvores e organizá-las em folhas de papel sulfite, incluindo o nome da árvore, o tipo de folha coletado colado e se for possível uma foto ou imagem recortada de revistas, livros.
Depois, unir as páginas, fazer uma capa. Deixar o material exposto para apreciação.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livro feitos com papel reciclável ou de aproveitamento de sobras de papelão ou outro material rígido.
Converse com os alunos a respeito da importância das árvores para nosso ambiente.
- Organizar junto aos alunos uma coleção de espécies de árvores. Para isso, coletar folhas secas caídas de diferentes tipos de árvores e organizá-las em folhas de papel sulfite, incluindo o nome da árvore, o tipo de folha coletado colado e se for possível uma foto ou imagem recortada de revistas, livros.
Depois, unir as páginas, fazer uma capa. Deixar o material exposto para apreciação.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livro feitos com papel reciclável ou de aproveitamento de sobras de papelão ou outro material rígido.
Converse com os alunos a respeito da importância das árvores para nosso ambiente.
Texto informativo para o dia da árvore:
A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.
As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.
As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.
Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
O livro das árvores. Org. Jussara Gomes Gruber
Org. professores Ticuma Bilíngües. São Paulo: Global, 2000
retirado de:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30037891
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
O livro das árvores. Org. Jussara Gomes Gruber
Org. professores Ticuma Bilíngües. São Paulo: Global, 2000
retirado de:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30037891
TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: Março a Novembro de 2007.
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS:Marisa Santa Rosa Bueno/ Carla Aparecida Fina Silva / Elizângela Gabriel / Fabiana Dourado
Que delicias são estas idéias para se trabalhr com o tema primavera.Sugiro também o desfile da garota primavera, listão com nomes de flores, pintura facial de folres, borbletas, joanonhas e tudo que envolve a primavera.montar um jardim na casa de algum a das crianças para cuidar e visistar posteriormente também é uma das dicas que ofereço a todos.bom proveito e parabés pelas dicas. Mil cheiros, professora SHEILA REGINA- JAGUARARI-BAHIA
ResponderExcluirAdorei o Projeto Primavera de vocês. Sugiro que também façam um jardim no Rool d entrada da escola e que as crianças devam trazer uma muda de qualquer tipo de planta, que os mesmo plantem as mudinhas e cuidem do jardim embelezando assim a escola. Parabéns. Professora Tania Maria da Escola Municipal O Pioneiro em Fátima do Sul/MS
ResponderExcluirParabéns pelo blog, muito lindo e criativo.Adorei!
ResponderExcluirQuando tiver um tempinho visite o www.pequenos.poetas.blog.uol.com.br
professora Olívia
EE.Força Aérea Brasileira e EMEF.General Newton Reis
São Paulo - SP
Acheii lindo o projeto.. tentarei com meus alunos.. porém algumas coisas terei que deixar de lado .. como por exemplo. andar pelo jardim.. alguns usam cadeira de rodas e fica dificil o acesso.. mas aproveito e peço umas dicas qto a isso. tenho uma sala de jardim 2.. tem sido uma nova experiencia.. (são crianças especiais).. quem tiver dicas. me manda um email
ResponderExcluiredmaelism@gmail.com
abraços
Olá amigos da Educação Infantil, este ano de 2009 iniciei na EI, sou professora de séries ínicias e agora estou na coordenação, estou achando tudo novo, como ainda estou perdida nesse novo universo gostaria muito de sugestões para trabalhar na EI, como paineis, atividades, tudinho que puderem me ajudar, gostaria de trocar informações, muito obrigada, meu MSN é eli08ane@hotmail.com beijos!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá adorei o vosso projecto.
ResponderExcluirSou educadora de infância em Portugal e vou tentar realizar este projecto para o próximo ano lectivo se não se importarem. Partilhar é espetacular e vocês são o melhor do mundo.
Beijinhos e continuem a ajudar outros com as vossas ideias.
obrigada por existirem
Adorei o projeto e com sua licença vou desenvolvê-lo em minha escola. Suas idéias são excelentes.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco!
Adorei esse projeto que foi minha fonte para apresentar o meu trabalho no curso de formação de professores.Todos amaram
ResponderExcluirAmei o projeto primavera!
ResponderExcluirEra bem o que eu procurava.
OI teu blog è tudo! SE tu permitir estou usando umas ideias em sala de aula!Um abraço aqui do RS.
ResponderExcluirSeu blog é perfeito
ResponderExcluirAs instituiçõe educacionais precisan de pessoas de bastante criativadade como você.
Adorei o projeto primavera,gostaria de acessar outros projetos educativos.
ResponderExcluirBeijos júlia.
Amei seu blog
ResponderExcluirGostaria de ver outros projetos.
beijos
Excelente projeto primavera, adorei a criatividade.
ResponderExcluirNaíal
amei este projeto era tudo que eu precisava
ResponderExcluirEstou chocada: esse projeto não tem absolutamente NADA de pedagógico. Cortar papelzinho em forma de flor e enfeitar a escola não tem nenhum sentido educativo!!! O mais chocante é professorinha entrando aqui, copiando e colando o projeto pra aplicar na sua escola!!!
ResponderExcluirCadê a criatividade? Cadê a originalidade? Cadê a adequação ao seu contexto?
Observe em volta e reflita de verdade: toda primavera tem flor? Só existe flor na primavera? Onde você mora, como fica o tempo na primavera?
Onde eu moro, primavera é um período seco e quente, com grama marrom e barro. Flor rosa com miolo amarelo? Passarinho azul?
Sugiro um projeto pra primavera: observem o clima da sua região nesse período, plantem flores de verdade e observem seu desenvolvimento, deixe que as crianças façam o registro do que for mais significativo, livremente... mas todas as crianças pintando flores iguaizinhas, da mesma cor, e decorando coreografia com música da Eliana é a coisa mais emburrecedora do universo!
Chega dessa babaquice que nada tem de pedagógico!!
Usem o cérebro!
Juliana,
ResponderExcluirse você tem um projeto tão bom, porque veio procurar na internet? Pq não publica, faz um livro ou contribui mandando seu tão precioso material para o blog?
Se você tem conceitos pedagógicos, sabe que um conceito pedagógico é o de compartilhar o conhecimento, coisa que ESTE BLOG faz muito bem. Veja a quantidade de material publicado, o número de assinantes do blog...
Creio que os escritores deste blog tem muito mais credibilidade mostrando seus materiais do que deixando comentários mesquinhos por aí.
Profa. Cleide M.
gostei muito deste projeto.
ResponderExcluirColega Cleide M.,
ResponderExcluirnão vim aqui em busca de projeto para primavera, até porque nem nessa estação estamos. Se eu estivesse procurando projeto para primavera, certamente não usaria o seu.
Quando vejo o número de assinantes desse blog, aí é que eu fico preocupada mesmo com a imbecilidade pedagógica se espalhando.
Nós, educadores, precisamos parar de reproduzir essas cartilhas mofadas e antigas e começar a agir diretamente na realidade do nosso contexto.
Chega de copiar todo ano o mesmo livro ou repetir um projeto da internet. Temos que observar as demandas reais da turma, olhar para os alunos reais e adequar o projeto de acordo com o interesse real e ao contexto real.
E não ficar cortando papelzinho rosa em forma de flor pra enfeitar escola, todo mundo fazendo igualzinho. Muito menos levar jujubinha num potinho com flor, porque 'as crianças amam'.
Vamos aprofundar os objetivos, os conceitos, o sentido pedagógico!! Tá muito raso!!
Por ora, agradeço a oportunidade de discutir.
abraços
Juliana
Este blog fez parte das minhas pesquisas de MESTRADO em educação e após pesquisar muito, recomendo e aprovo o que publicam aqui, principalmente se comparado com os outros blogs que encontramos na internet.
ResponderExcluirMuitas de nós, professoras, recorremos SIM a internet e temos capacidade de saber o que é bom e ruim.
Este projeto acima, nao é ruim, pelo contrário, é muito oportuno para dar idéias sobre o tema e criar coisas novas.
E apoio tb o que foi dito pela colega Cleide, pois é fácil julgar o trabalho dos outros depois de exposto.
Quero saber aqui, quantas de vocês tem um espaço tão rico e valioso como este na internet, e com a nobreza de compartilhar entre nós este material.
Juliana, não dou o mínimo de crédito à você antes que mostre o que você faz de tão diferente em suas aulas.
E se é tão diferente assim, está mais que na hora de vc ter reconhecimento, ganhar espaço nas revistas sobre educação ou até escrever um livro ou um blog como este pra mostrar como VOCÊ faz.
Da maneira que vc fala, parece que a sua aula é algo tão revolucionário, podendo se igualar a revolução do modo de se ensinar de Paulo Freire.
Professora Paula G. da Silva
Professora Paula G. da Silva,
ResponderExcluirfazer parte de uma pesquisa de mestrado não significa absolutamente nada. Desconheço seu referencial teórico, sua linha de pesquisa e muito menos sei qual defesa você fez. E, a julgar pelo conteúdo desse blog, que você diz ter usado como parte da pesquisa, não dou a menor credibilidade para sua tese.
Acredito sim que estou revolucionando na minha prática educativa, a partir do momento em que não copio um projeto totalmente desconectado da realidade e atuo como sujeito crítico e reflexivo no contexto social em que minha escola se insere.
O projeto pode não ser ruim, mas acho bem ruim uma professora de qualquer lugar do mundo vir aqui e copiar o projeto igualzinho em sua sala de aula, sem considerar as características de sua turma, as especificidades do projeto político pedagógico de sua escola, as demandas reais de seu contexto. Acho ruim não, acho péssimo! Acho péssimo também que uma mestra não veja problema algum nisso.
Entendo que o trabalho pedagógico baseado em projetos deva ser criativo, original e adequado às necessidades reais. Repito: REAL! R-E-A-L.
O que tem de real em cortar flor rosa com miolo amarelo? Qual o objetivo disso? Enfeitar a escola? O que o aluno aprende no final, a cortar papel e deixar a escola bonita? Mas qual era o objetivo mesmo, cortar papel ou estudar sobre a primavera?
Cuidado, minha gente! Vocês não estão lendo o que escrevi ou são tão ignorantes nesse sentido que não perceberam que já sugeri um projeto para a primavera. Mas, considerando o nível de entendimento de vocês, acho que vocês querem um projeto esmiuçado em etapas, que não envolva grande esforço para aplicar, para que qualquer 'tiazinha' venha aqui e copie meu projetinho em qualquer cidade do país, não é?
Pra que pensar e criar algo novo se posso entrar na internet e copiar um projeto feito, sem refletir sobre? Pra que usar os conhecimentos construídos na graduação se posso digitar no google 'projeto primavera' e usar o primeiro que vejo? Pra que fazer licenciatura e elaborar uma defesa da minha prática se alguém vai postar em um blog um projeto sobre primavera para eu aplicar na minha escola?
Ai, preguiça de usar o cérebro, né não, gente?
Abraço para os acomodados.
Juliana
Juliana,
ResponderExcluirsabemos q é muito comodo achar as coisas aqui na internet e neste site que tem inumeras idéias legais...
cabe ao professor julgar se aquilo é interessante ou nao.
apoio as opinioes acima, que dizem que vc não mostra nada do que vc faz de tão revolucionário e diferente...
queremos aprender com vc tb...
mostre o q vc faz! cabe seu blog? seu DV? seu picassa?
falar dos outros é moleza! quero ver vc dar aula o dia inteiro, construir e manter um blog tao grande como esse!
E que bom que vc tem licenciatura... pq sabemos q essa nao é a realidade do brasil...
muitos professores, fora das grandes capitais, nem magisterio possuem, entao qq coisa que acharem na internet é lucro! nao acho errado se esse tipo de professor chegar aqui e copiar o projeto... melhor do que nada
educação no brasil é idêntica ao que acontece aqui... muitos falam e poucos fazem!
Apoio os autores do blog e parabenizo pela iniciativa! espero todo sucesso do mundo pra eles, e mesmo colocando projetos elaborados, simples, mediocres ou desatualizados, vão estar colaborando muito mais do que as próprias secretarias de ensino, que nada fazem pelos professores...
falta de cérebro é falar e não agir... por isso não podia deixar de comentar nesta discussão...
flavia h
gosto muito desse blog, e esta idéia de atividade pode ser muito interessante, mesmo sem esse blablabla que essa tal juliana está falando
ResponderExcluiro importante é que as crianças adoram e aprendem muito
O importante, meu caro anônimo, é que as crianças aprendam coisas significativas para elas, não para mim, entende?
ResponderExcluirQue raso esperar apenas que as crianças adorem e aprendam muito. Elas podem aprender muita m****, principalmente com professores medíocres como vocês.
Sério, discutir com vocês é praticamente discutir com pombos. Vocês são muito ignorantes.
Boa sorte na prática mofada, repetitiva, rasa e sem conteúdo de vocês.
Não tenho mais saco pra discutir com gente idiota que não move uma palha para modificar sua prática pedagógica. Continuem fazendo a mesma coisa de sempre, todo dia, todo ano, com todos os alunos que passam na vida de vocês.
Até nunca mais.
abraços,
Juliana
Construir e manter um blog desses é que é moleza... É só uma tiazinha digitar no google qualquer projeto sobre qualquer tema, copiar o texto sem nem analisar o que está proposto e colar no post do blog, e voilá! Temos um blog com projetos fofuxos e adoráveis e coloridos para toda e qualquer professorinha medíocre do Brasil poder reproduzir. Não é legal?
ResponderExcluirVocês estão misturando tudo... projeto pedagógico com políticas públicas. E ainda defende que não é preciso nem fazer magistério mesmo, porque, afinal tá tudo aí na internet, é só copiar e colar!
Gente, vai estudar! Não é possível que vocês não tenham instrução e ainda defendem a falta de estudo como qualidade na educação!!!
É muito contraditório...
Vocês estão esperando que a secretaria de educação dê projetinhos prontos pra vocês aplicarem, como esse blog?
Eu estou fazendo projetos absolutamente originais com minha turma de alunos, que não é possível compartilhar pois ele atende necessidades específicas dos alunos e do contexto social de minha escola.
E você, flavia h? Como está agindo? O que você faz, de fato? Vem aqui e copia o projeto? Ou faz um projeto de sua autoria?
está aí uma professora guerreira... que monta TODAS as suas atividades, 100% personalizadas, passa horas e horas do seu dia pensando em suas práticas pedagógicas... e internet pra que? Ela cria TUDO sozinha... Ela DESENHA, cria POEMAS, cria ATIVIDADES, faz o PLANEJAMENTO da vida escolar do aluno até ele se formar na faculdade...
ResponderExcluirA única coisa que ela faz na internet é entrar no blog dos outros e falar que o está lá é ruim e ela faz melhor...
sorte dos alunos dela...
e que pena dos meus alunos... já que não tem aula com vc, SUPER Juliana
ou será que você, SUPER PROFESSORA, pode atender um pedido de socorro meu e me salvar aqui com a minha turma?
Estou no interior do Maranhão e aqui a coisa é feia. Se não são os "professores medíocres" ensinando as crianças a ler e escrever, quem vai fazer isso?
e concordo com o que foi dito acima,
poucos professores aqui tem licenciatura...
por aqui ensinar não é uma profissão, e sim um DOM que DEUS nos deu.
Agradeço cada dia às pessoas que CONTRIBUEM, COLABORAM e COMPARTILHAM suas práticas pedagógicas... por mais "papo de pombo" que isso possa parecer.
Até nunca mais Juliana, acho que você não usa a internet pra montar as suas aulas mesmo né?
ass: UMA PROFESSORA MEDÍOCRE
oi juliana,
ResponderExcluirvoltou pra conversar com os pombos?
BJO ME LIGA!
Eu fico envergonhada com tamanho egoísmo, falta de amor e respeito ao próximo, principalmente vindo de um educador de uma pessoa que estudou tanto e que infelizmente não aprendeu a essência da vida em partilhá-lo com os irmão. Quero parabenizar você, Juliana, pela competência e pelo poder intelectual que adquireiu no decorrer de sua vida. Dou os parabéns pela tua inteligência e capacidade de observar o problema de longe. Mas te dou os pésames pelo desaforo que eu jamais esperava de uma pessoa tão culta, mas que infelizmente não tem Deus no coração e fica usando a tecnologia pra destratar as pessoas. Ora Juliana eu pensei que você fosse uma missionária, mas vejo em você uma mercenária. Pensava que você tivesse estudado tanto para ajudar os menos favorecidos em seu intelecto. Lembre-se pelo menos de agradecer a Deus pelo Dom que ele lhe deu que foi a capacidade como você falou de analizar e diagnosticar seus alunos de maneira sensasional, mas infelizmente você não é uma boa coordenador ou sei lá o que.O que vejo em você realmente é uma pessoa sem humildade. E não quero responder o que você vier a postar. Desde já lhe apresento ao Senhor e Ele sim saberá o que você está precisando de verdade. Beijos em teu coração.
ResponderExcluirjuliana , vc se parece com uma colega de sala , buuuuura e chata, me preocupo com seus alunos , acha que vive sozinha ? Porque sempre esta de volta , não aguenta né?
ResponderExcluirAcho que nós professores não entramos em blogs para copiar tudinho que existe nele, mas sim para buscar idéias, afinal de contas aquilo que pensamos em fazer pode ser aprimorado pela idéia de m=um colega... concordo com a juliana em dizer que tudo dever estar de acordo com a realidade da criança. mas isto não nos impede por exemplo de ver o projeto de um colega na internet e adaptá-lo de acordo com a necessidade de nossos alunos e de acordo com os objetivos que queremos alcaçar.... acho que a troca de esperiências torna nosso trabalho mais dinãmico e interessante.... é claro que não podemos pegar um projeto e aplicá-lo tal qual para nossos alunos, porque afinal de contas vivemos realidades diferentes, tanto culturais quanto sociais.... mas sempre que estou elaborando meu projeto procuro dicas e novidades entre meus colegas...
ResponderExcluirEntão parabéns ao Blog
ENTREGA PRA DEUS, MINHA GENTE! SÓ ELE PODE SALVA-LOS DA IGNORÂNCIA E MEDIOCRIDADE QUE ASSOLA A EDUCAÇÃO NO BRASIL!
ResponderExcluirJESUS, MANDA UM PROJETO DO CÉU AÍ PRA ESSA GENTE BURRA E PREGUIÇOSA QUE NÃO TEM CAPACIDADE DE PENSAR!
OH, SENHOR, ILUMINAI ESSAS MENTES VAZIAS, SEM ESTUDO, CONHECIMENTO E SENSO CRÍTICO!
ESPÍRITO SANTO, SALVE AS PROFESSORAS ANTAS!
O SANGUE DE JESUS TEM PODER!
ME DÊ UM COPO PRA BEBER!
Não concordo com tudo que essa Juliana diz, mas por favor, gente, vamos valorizar nossa profissão!!
ResponderExcluirEnsinar é uma profissão SIM! Ser professora é ser profissional SIM! E não um dom de Deus.
Precisamos valorizar nossa categoria de professores, estarmos em constante formação, lutarmos por nossos direitos e estudarmos muito. Essas coisas não caem do céu!
Precisamos fazer um esforço para sermos valorizados como profissionais da educação e oferecer um ensino de qualidade. E isso não vem de Deus, mas sim de conhecimento, estudo, prática e experiência profissional.
adorei mesmo
ResponderExcluirRidícula essa professora!ISSO É INVEJA!!!!!
ResponderExcluirRidículo essa professora criticando!!!!! INVEJOSA INCOPETENTE!!!!!!
ResponderExcluirAdorei este blog. Estou começando neste mês na coordenação de uma escola que tem educação infantil e ensino fundamental. Nunca atuei como professora, me formei em Junho em Pedagoga.
ResponderExcluirSe puderem me ajudar.
Meu e´mail é: cruzrafaelle@gmail.com.
Obrigada, BJS
bah, tche!!! Essa gente gosta de um arranca rabo que é uma barbaridade!
ResponderExcluir" Acredito que todo professor sabe discernir do certo e errado, saber o que pode e o que nao pode aplicar na sua turma, conhecer e reconhecer a realidade vivida na sua escola, saber sobre a realidade do seu aluno." vamos parar alfinetadas e deixa a Juliana pra lá. Se ela quizer copiar que copie, se quizer colaborar que colabore.
Um abraço e parabens pelo blog.
sucesso
legal
ResponderExcluirEssa profª que se acha a melhor, não passa de uma pobre coitada que não conhece nem os valores humanos com por exemplo: a humildade, pois isso não existe nessa pessoa. Ao contrário o que ela tem é muita inveja. Eu quero saber o que ela ensina para seus alunos, já que na cabeça dela só tem miolo mole e muita arrogância. Um conselho prá você estude mais um pouquinho pois você precisa aprender muito ainda.
ResponderExcluirOlha gente, essa professorinha que se acha a tal, não é de nada. Só sabe derrubar os outros, mostrar o que ela diz saber fazer (criar). Eu acho que ela não sabe nem criar galinha. Também não acredito que ela seja professora pois, que escola a contrataria para ensinar às crianças? Na minha escola jamais teria uma pessoa dessa e com essas atitudes: arrogante, pretenciosa, metida, insuportável e que acha que flor só tem na primavera? Precisa estudar mais, que tal começar a copiar as idéias dos outros? Se é que já não o faz? Se não amiga comece logo a fazer pois, tem muita gente boa nesse blog que poderá te ensinar pelo menos a ser uma pessoa melhor. A partir daí, quem sabe você conseguirá emprego numa escola e passar para seus alunos, tudo que a educação tem de melhor que são os valores humanos. Essa é para você (Juliana) refletir: " Não procedas como se tivesses de duarar milênios, o fim inevitável pende sobre ti, enquanto vives, enquanto podes, torta-te um bom."
ResponderExcluirolá , tenho 13 anos e sempre tive um enorme fascínio pela arte da representação tanto eu como uma amiga minha, mas nunca tivemos grandes oportunidade de fazermos algo nosso, algo mais adolescente pois o resto das pessoas da turma não colaboram, no 3º período do 7º ano na disciplina de area de projecto a professora perguntou o que queriamos fazer, e tive a ideia de fazer uma peça de teatro, e assim foi evoluindo só que foi pena de nem muitos terem participado por pura vergonha, achavam uma parvoíce ! arranjamos dentro da turma a contar comigo e com a minha amiga 5 pessoas, tinha entrado um rapaz da minha turma, e isso facilitava um pouco porque um teatro sem rapazes ficava mais convencional , mas era uma « criança » (psicologicamente) !
ResponderExcluiracabou por desistir , então procuramos textos textos e textos com a ajuda da internet mas ou era tudo infantil , ou precisávamos de mais personagens ou (...) decidimos então fazer um teatro com o nosso texto, depois de muito trabalho e dedicação, vieram as complicações da professora que nos roubou aulas, ou então não nos deixava ensaiar, ao primeiro disse que nos dava endereços para tudo e ate nos filmava para que puséssemos no site que temos da nossa turma mas enfim, quando queríamos ensaiar fora de área de projecto uma ou duas não podia e ficava sempre assim, chegamos ao fim do ano sem ter nada achamos injusto, apesar de no grupo eu mais a minha amiga termos a nota máxima na disciplina achei injusto a forma como trataram a arte e a nós .
Ainda sobre a Pessoa Juliana...
ResponderExcluirFiquei curiosa... O que mesmo, você estava procurando neste blog???????????
se eu tivesse perto de uma professora otária como esta tal de Juliana eu dava um tapa na cara dela para ela acordar e ver que a realidade não é essa que diz. É muita inveja mesmo...deixa de cuidar da vida dela pra cuidar da vida dos outros.
ResponderExcluirAgradeço aos donos do blog, não por me dar atividades mastigadas, mas por compartilhar suas experiências e nos inspirar, nos ajudando a criar em cima de algo que já deu certo.
ResponderExcluirParabéns
Abraços
PARABENS! AMEI ESTE BLOG, É MUITO BOM, NOS AJUDA COM ESTAS IDEIAS INOVADORA. AMO ARTES E APROVEITANDO AS IDEIAS DE VCS, TENHO MELHORADO MINHAS AULAS. TROCA DE CONHECIMENTOS E COMPARTILHAR EXPERIENCIAS É O QUE MAIS PRECISAMOS EM PEDAGOGIA, PENSANDO BEM, EM TODAS AS ÁREAS. QUISSÁ TODOS PUDESSEM TER ACESSO A BLOGs COMO ESTE.
ResponderExcluirABRAÇOS
Por favor professores não se deixem levar, por uma pessoa invejosa e sem moral..incapaz de assumir o que verdadeiramente veio buscar neste blog...vcs acreditam mesmo neste papo de, eu nao entrei para copiar nada..hahaha...uma pessoa assim é digna de piedade...ou seja ela esta precisando muito da ajuda deste blog...deixa ela pra la e continuem participando do blog como educadores de verdade,pois o que ela queria causar ela conseguiu...vamos passar por cima destes elogios,pois todas essas palavras vindas da forma em que veio...e ainda percebendo o tipo de pessoa que as trasmitiu...a unica coisa a ser feita é dar o silencio como resposta..essa é a verdadeira resposta para pessoas deste nivel....este blog é um sucesso..opa sucesso,essa palavra incomoda os fracassados...abraços anônimo
ResponderExcluirestou chocanda com tanta falta de educação,é por isso que a educação anda de mal a pior.estudar muito mas esquece de um dos mais importantes alicerces da educação que é o respeito ao próximo
ResponderExcluire aprender a viver com as diferenças,com certeza percebi que não aprendemos isso com licenciaturas ou mestrados pois aprendi isso com meus pais que nem tiveram estudos .Que vergonha professores se agredindo verbalmente.mas vou deixar um sugestão,que tal usar este espaco para troca de ideias e discussões saudáveis sobre problemas que todos enfrantanmos todos os dias nas nossas salas de aulas sejam sobre violencias ou até falta de recursos materias ou falta de criatividade pedágogica para superar problemas do cotidiano.mas tudo isso com respeito amor ao próximo e sabedoria coisa que deus pode nos dar.sejam professore com linceciatura ,mestrado o sem ou simplesmente com a intenção de educar.pois conheci profesores que não tinha formação mas eram educadores por natureza.quem sabe assim chegaremosa ao objetivo maior da educaçao.a emancipação humana e o bem da humanidade
fiquem com Deus.
Professora envergonhada
Como trabalhar com a realidade dos alunos numa sala com 20 crianças. Cada um tem uma realidade diferente ou não??? E então Juliana eu precisaria ter 20 projetos diferentes. É isso sua tese???
ResponderExcluirConsiderando que cada criança tem uma realidade diferente. Como trabalhar um projeto numa turma com 20 crianças??? Teria 20 projetos diferentes não é mesmo Juliana??? É essa a sua tese???
ResponderExcluirParabéns você realmente é a tecnologia avançada em termo de Educação.
Amei este Blog!
ResponderExcluirAdorei muito a proposta trabalhada e gostaria que me enviasse sugestões de como trabalhar poesia com crianças de 3 anos.
ResponderExcluirOlá, amiguinha!
ResponderExcluirHoje eu aproveitei para visitar blogs pedagógicos. Encontrei o teu visitando um outro.
Gostei da tua proposta. Espero poder consultar teus trabalhos para ajudar nossos professores e colegas nas atividades de classe.
Visite nosso blog. Nele mostro minha escola e os trabalhos que realizamos.
Felicidades!
GÊNIO NÃO É AQUELE QUE SABE TUDO...MAS SIMAQUELE QUE SABE ONDE ENCONTRAR TUDO.....
ResponderExcluirgastaria de ver outros porgetos
ResponderExcluirsober pirmavera
goste muito deste porjeto
ResponderExcluirSOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E TENHO ATÉ MEDO DE ENCONTRAR PROFESSORAS IGUAIS À JULIANA PARA SEREM MINHAS COLEGAS DE TRABALHO.AMEI O BLOG. PARABENS
ResponderExcluirparabéns seu blog é tudo de bom !!
ResponderExcluirenquanto as pessoas que lhe atiram pedras
rsrs o quanto mais melhor porque assim o seu
castelo vai ser bem lindo... Bjus
Nossa essa pessoa Juliana nem deveria ser citada, como professora ela é uma invejosa, quero ver ter capacidade e ideias novas todos os dias sem cair na mesmice da Pegagogia...
ResponderExcluirnossa gosteri desse blog, tem muitas novidades, vou fazer com as crianças da escolinha biblica infantil da minha igreja
ResponderExcluirGente é muito falatório de ambas as partes!
ResponderExcluirVamos pesquisar e trabalahr a realidade local , com seu clima,com a metodologia que a professora vivencia na necessidade de aprendizagem do seu aluno.
Bom Dia a todas educadoras! Me chamo Mariette, sou pedagoga e atuo em uma cidade do interior de São Paulo há 2 anos.
ResponderExcluirGostaria de expor meu comentário... não sobre "JULIANA X CLEIDE M.", mas sim sobre a "QUALIDADE DO ENSINO" que estamos aplicando em nosso país.
Lendo todos os comentários aqui postados, podemos ter uma conclusão dos porquês do nosso país ter índices de analfabetismo tão consideráveis.
É lamentável saber que alguns educadores preferem "copiar e aplicar" uma atividade da internet a criar uma proposta seguindo as especificidades de cada instituição e local, isso demostra exatamente falta de capacitação e formação no ramo que escolheu atuar.
Ser professor não é um dom divino, mas sim uma responsabilidade que concordou em assumir quando se propôs a trabalhar nisso. Acho que ser professor tem o mesmo "valor" de qualquer outra profissão por que exige a responsabilidade em tudo o que executamos.
É lamentável ler em um meio de informação que fala sobre educação, palavras de baixo calão e ofensas de educadoras entre si... acredito que independentemente das ideias defendidas temos que respeitar as diferenças sempre, em qualquer situação.
Um abraço a todas as educadoras que se preocupam com a qualidade da educação em nosso país!
Parabéns pelo blog é muito rico. Nos educadores de fato temos que reconhecer o trabalho de nossos colegas e principalmente daqueles que de alguma maneira demonstram seu trabalho para outros e assim ajudam em sua prática com novas ideias . No qual podemos utilizar não de maneira igual mais uma maneira que possa mostrar e despertar ideias. E com o caso de pessoas que ficam criticando esse trabalho é inveja por não ter essa capacidade de desempenhar tão bem um projeto como esse. Mais uma vez parabéns pelo blog! Obrigada pela ajuda que proporciona com suas postagens pedagógicas.
ResponderExcluirAdorei o blog muito criativo!
ResponderExcluirAdorei o blog!
ResponderExcluir"Onde eu moro, primavera é um período seco e quente, com grama marrom e barro. Flor rosa com miolo amarelo? Passarinho azul?"
ResponderExcluirEste foi o trecho do comentário que mais me chamou atenção da Professora Juliana, sendo assim, fica concluído que um pessoa que não tem cores na primavera também não pode ter cores em sua vida, daí tantas ofensas e comentários arrogantes. Colora a sua vida !