•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Sugestões de Dinâmicas Sensibilizadoras


Sugestões de Dinâmicas Sensibilizadoras


A seguir algumas sugestões de dinâmicas sensibilizadoras para trabalhar valores éticos e morais na escola:


1)- Recreio com cores
2)- Correio da Amizade
3)- Cantinhos
4)- Emocionômetro

1)- Recreio com cores – A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)


A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores

2)- Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!


Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.


3)- Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.


4)- Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções), entre outras. Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.


A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.

Melhores preços Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos &
Concursos

Compare os melhores Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books

Pesquise o Melhor Preço
Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato

O Melhor Preço em Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em
Audio/Video

Tudo pelo menor preço Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook


11 comentários :

  1. Anônimo7/7/07

    Boa noite,
    adorei o recreio colorido, farei com minha sala, com certeza, a experiência se propagará pela escola toda. Obrigada.
    Bju...Bom domingo... Paz e Luz...

    ResponderExcluir
  2. Esta afim de uma parceria?
    http://humor999.blogspot.com/

    vlw

    ResponderExcluir
  3. Amei o emocionômetro,e gostei de vc,gostaria de ter sua amizade,bjs.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/8/07

    Olá,
    gostei muito das sugestões,e preciso de ajuda.tabalho com o 1º período e meus alunos são muito tímidos,é difícil uma apresentação onde toda a escola participa.todos brilham menos minha sala.Bjus.Conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/2/10

    oi sou estudante de pedagogia me chamo francileia e gostei muito da dinamica recreio com cores...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/5/10

    Boa noite adoei as ideias,maas precisava de algo mais estou com uma turminha de integral 13 alunos mas tem alunos de 3 niveis Jd ll 1º ano e 2ªsérie e tenho que apresentar o planejamento com tem objetivos e estregias para qulaquer atividade.pode me ajudar? ficaria muito grata!! abraços
    Profª Célia

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14/11/10

    é exelente a proposta de atividade "Emocionômetro" é fundamental que nós doscentes tenhamos em sala de aulas atividades como essa que faz com que os nossos alunos expressem suas emoções ! E assim torna-se muito mais facil formularmos atividades que resolvam os determinados problemas, adequando sempre com a precisão do aluno...

    ResponderExcluir
  8. uito bom..., qunatas idéias maravilhosas. Estava mesmo a procura de novas atividades. professora Mecedina. 11/02/2011; Sonora -MS

    ResponderExcluir
  9. Que idéias maravilhosas,...estava mesmos a procura de novidades. PROFESSORA MECEDINA SONORA -MS

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/4/11

    bommmmmmmmm gostei das atividades vou aplicar na minha classe

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil