PLANEJAMENTO
Coordenação     Pedagógica
Ciclo     de Estudos Básicos
25/02 a07/03
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliação      gradativa  de suas possibilidades de      comunicação e expressão;
- Construção      de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo,      expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
- Expõe      sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência      lógica de pensamento;
- Antecipa      conteúdo de um texto;
- Reconhece      letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no      processo de aquisição da escrita;
- Identifica      a escrita do próprio nome;
- Escreve      com e sem modelo o próprio nome;
- Diferencia      letra de outros tipos de sinais gráficos;
- Reconhece      a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
- Faz      descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou      dirigidas.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelece relação de      semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
- Reconhecimento da      estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
- Identifica elementos      semelhantes e diferentes;
- Percebe a diferença de      tamanho e espessura dos elementos;
- Localiza objetos a      partir de instruções dadas;
- Faz relação número      quantidade;
- Associa o numeral a sua      escrita;
- Grafa os nomes dos      numerais.
HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS:
- Identifica-se como ser      social, construtor de sua identidade pessoal;
- Percepção da história      como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no      espaço.
HABILIDADES:
- Usa seu nome como forma      de identificação;
- Reconhece o direito das      pessoas terem um nome;
- Valoriza a diversidade      humana;
- Percebe a sucessão de      acontecimentos no tempo e registra sua própria história.
VEJA TAMBÉM
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIAS:
·         Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
·         Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
- Identifica o corpo como      constituído por partes com funções diversas;
- Nomeia as principais      partes do corpo;
- Reconhece que cada ser      humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e      culturais.
GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelecimento de      algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se      estabelece;
- Percepção de si e suas      relações casa/ escola.
HABILIDADES:
- Percebe a casa como      abrigo das pessoas;
- Reconhece e representa      o espaço da própria moradia;
- Descreve diferentes      tipos de casa e o material usado na sua construção;
- Identifica as partes      que compõe ima casa.
ARTES
COMPETÊNCIAS:
- Produzir trabalhos de      arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção,      desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
- Criação de desenhos e      pintura a partir de seu próprio repertório;
- Valorização de suas      próprias produções e dos seus colegas;
- Confecção de atividades      com dobraduras e maquetes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliar as      possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos      diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos  e demais situações de interação.
HABILIDADES:
- Utilização expressiva      intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.
ATIVIDADES
SEGUNDA –FEIRA  25/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
- Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio social;
-A pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se fazem necessário a certidão e sua importância;   
- Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material com a escrita do seu  nome  nos mesmos ou construir a lista de chamada da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA  26/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
·         Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando a pró estiver  trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando os alunos a identificarem   questões de: maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;
-Aplicação do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e desenha sua respectiva quantidade;
QUARTA-FEIRA 27/02    
·         Acolhida
·         Leitura
·         Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
- Metodologia
-Leitura do poema de  José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o desenho(1° ano).
-fazer questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal “O”,lembrando sempre de explorar o crachá.   
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA  28/02
- Acolhida 
- Leitura
- Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
- Metodologia
-Apresentar gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa 1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da casa)   e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
- Metodologia
-Conversa informal sobre as características  físicas e psicológicas de cada um , gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .
SEGUNDA –FEIRA  03/03 
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
- Metodologia
-Pesquisar figuras de crianças em diferentes  fases da vida colar num cartaz e descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1° ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O professor escolhe um crachá  e vai dando pistas através das características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA  04/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
- Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega  para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta  o contorno do corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma descrevendo algumas características desse colega. 
-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA  05/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
- Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar  quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular  na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.
QUINTA-FEIRA  06/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
- Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.
SEXTA-FEIRA   07/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
- Metodologias
Pesquisa em livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação  da brincadeira.
de: 
 
 
 
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia a todos. Me formei recentemente, e tenho muitas dúvidas em relação ao trabalho docente. A muito tempo venho procurando auxílio para encarrar de forma dinâmica e realista essa dificuldade. Este site é muito bom. Vou indicá-lo para todas as minhas colagas. Parabéns.
ResponderExcluireu amei tudo tudo mesmo pode ter certeza que serei a mais nova adepta beijossssssssss.
ResponderExcluirAmei este site! muito rico. Parabéns aos idealizadores.
ResponderExcluirAmei estou fazendo magistério e esse site vai me ajudar muito
ResponderExcluirAdoro este site pois me ajuda muito. Confesso que tiro grandes ideias.Obrigada e Parabéns!!
ResponderExcluirachei este site muito prático para professores. Tem idéias maravilhosas. Parabéns e continue assim.
ResponderExcluirContinue por favor postando muitas ideias ricas ok ? Obrigada
ResponderExcluirDepois de muitos anos trabalhando com adolescentes e adultos, voltei a dar aulas para crianças, Achei este site maravilhoso! Parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso !
ResponderExcluirmuito bom o blog!
ResponderExcluirmas onde estao os anexos?
beijos
muito bom!
ResponderExcluirmas onde estão os planejamentos de ed. física?
Adorei seu site, sou professora de educação infantil, quando tenho alguma dúvida corro para cá. Obrigada.
ResponderExcluiramei esse site sou professora de educaçao infantil da escola fundaçao bradesco e qualquer duvida corro para o site.muito obrigado
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluiramei... me ajudou o bastante, e esclarece tds as minhas dúvidas!!!
ResponderExcluirEstou passando pela experiência do 1º aninho pela primeira vez e seu site está me ajudando muito em meu planejamento,depois de algum tempo na educação de jovens e adultos; acredito que serei uma visitante assídua do seu site. Saúde, paz e muito obrigada pela colaboração.
ResponderExcluirParabéns, seu site entá ótimo, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirsaúde, paz e muito obrigada pela colaboração.
Como professora de Educação Infantil estou maravilhada com as dicas,artigos e atividades desse site. É gratificante, profissionalmente falando, saber que poderemos trabalhar tranquilos pois estaremos sendo sempre subsidiados por essa riqueza de informações. Para o nosso bem e felicidade geral do professorado espero que continuem com esse estilo de trabalho sério e realmente comprometido com a educação de nossas crianças. Obrigada.
ResponderExcluirParabens pelo seu blog!
ResponderExcluirMuito interessante.
muito bom esse blog, meus parabéns!!!
ResponderExcluir