•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

planejamento educação infantil, 1º e 2º ciclo


PLANEJAMENTO


Coordenação Pedagógica
Ciclo de Estudos Básicos

25/02 a07/03


LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
  • Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
  • Antecipa conteúdo de um texto;
  • Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
  • Identifica a escrita do próprio nome;
  • Escreve com e sem modelo o próprio nome;
  • Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
  • Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
  • Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.

MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
  • Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
  • Identifica elementos semelhantes e diferentes;
  • Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
  • Localiza objetos a partir de instruções dadas;
  • Faz relação número quantidade;
  • Associa o numeral a sua escrita;
  • Grafa os nomes dos numerais.

HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS:
  • Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
  • Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
  • Usa seu nome como forma de identificação;
  • Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
  • Valoriza a diversidade humana;
  • Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.

VEJA TAMBÉM


CIÊNCIAS

COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
  • Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
  • Nomeia as principais partes do corpo;
  • Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.

GEOGRAFIA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
  • Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
  • Percebe a casa como abrigo das pessoas;
  • Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
  • Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
  • Identifica as partes que compõe ima casa.

ARTES

COMPETÊNCIAS:
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
  • Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
  • Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
  • Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.

ATIVIDADES

SEGUNDA –FEIRA 25/02

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
  • Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio social;
-A pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se fazem necessário a certidão e sua importância;
- Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir a lista de chamada da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 26/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;
-Aplicação do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e desenha sua respectiva quantidade;

QUARTA-FEIRA 27/02

· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
  • Metodologia
-Leitura do poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o desenho(1° ano).
-fazer questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal “O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA 28/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
  • Metodologia
-Apresentar gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa 1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da casa) e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
  • Metodologia
-Conversa informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um , gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .

SEGUNDA –FEIRA 03/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
  • Metodologia
-Pesquisar figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num cartaz e descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1° ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.

TERÇA-FEIRA 04/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
  • Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma descrevendo algumas características desse colega.
-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
  • Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.

QUINTA-FEIRA 06/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
  • Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.

SEXTA-FEIRA 07/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
  • Metodologias
Pesquisa em livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.

de: josilane silva


21 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lúcia Oliva16/4/10

    Bom dia a todos. Me formei recentemente, e tenho muitas dúvidas em relação ao trabalho docente. A muito tempo venho procurando auxílio para encarrar de forma dinâmica e realista essa dificuldade. Este site é muito bom. Vou indicá-lo para todas as minhas colagas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/5/10

    eu amei tudo tudo mesmo pode ter certeza que serei a mais nova adepta beijossssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/8/10

    Amei este site! muito rico. Parabéns aos idealizadores.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/12/10

    Amei estou fazendo magistério e esse site vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11/2/11

    Adoro este site pois me ajuda muito. Confesso que tiro grandes ideias.Obrigada e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13/2/11

    achei este site muito prático para professores. Tem idéias maravilhosas. Parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17/2/11

    Continue por favor postando muitas ideias ricas ok ? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25/2/11

    Depois de muitos anos trabalhando com adolescentes e adultos, voltei a dar aulas para crianças, Achei este site maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo13/3/11

    Maravilhoso !

    ResponderExcluir
  11. muito bom o blog!
    mas onde estao os anexos?
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19/4/11

    muito bom!
    mas onde estão os planejamentos de ed. física?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17/6/11

    Adorei seu site, sou professora de educação infantil, quando tenho alguma dúvida corro para cá. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo18/7/11

    amei esse site sou professora de educaçao infantil da escola fundaçao bradesco e qualquer duvida corro para o site.muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Anônimo19/12/11

    amei... me ajudou o bastante, e esclarece tds as minhas dúvidas!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo19/1/12

    Estou passando pela experiência do 1º aninho pela primeira vez e seu site está me ajudando muito em meu planejamento,depois de algum tempo na educação de jovens e adultos; acredito que serei uma visitante assídua do seu site. Saúde, paz e muito obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo19/1/12

    Parabéns, seu site entá ótimo, vai me ajudar muito.
    saúde, paz e muito obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo15/4/12

    Como professora de Educação Infantil estou maravilhada com as dicas,artigos e atividades desse site. É gratificante, profissionalmente falando, saber que poderemos trabalhar tranquilos pois estaremos sendo sempre subsidiados por essa riqueza de informações. Para o nosso bem e felicidade geral do professorado espero que continuem com esse estilo de trabalho sério e realmente comprometido com a educação de nossas crianças. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo29/5/13

    Parabens pelo seu blog!
    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  20. muito bom esse blog, meus parabéns!!!

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil