SUGESTÕES...
FONTE:ESCOLA E. DE 1º E 2º GRAUS ENG.º ILDO MENEGHETTI
Os alunos deverão relatar como é comemorado o Natal na sua família. Para isso realizarão uma investigação com seus familiares, assim como utilizarão de suas próprias lembranças. Pode-se sugerir aspectos a serem lembrados:
- Onde comemoram?
- Com quem comemoram?
- Como é a ceia?
- Como acontecem as trocas de presentes?
- E etc....
Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, ela poderá investigar e relatar os motivos deste fato. Poderão escrever no caderno individualmente e, conforme os grupos que trabalham juntos no laboratório de informática, elegerem o trabalho a ser digitado para compor parte da home-page da turma.
A mesma redação será utilizada para ser enviada, via correio eletrônico (utilizando o acesso do LEC) ao projeto de escola Finlandesa
• O professor pode realizar em sala, com todos os alunos, a leitura algumas redações para trabalhar com as semelhanças e diferenças de cada família, lançando questões para reflexão conjunta que motive os alunos a investigarem sobre o Natal e conduzindo à próxima etapa do projeto. Possibilidades:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas?
(Ciências)- Por que Papai Noel usa roupas de inverno?
(Geografia)- Por que as pessoas trocam presentes no Natal?
(História Religiosa)- Por que tem gente que come peru no Natal?
(História)- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
- Entre muitas outras...
Formar grupos que investiguem aspectos da História Religiosa, das Tradições Culturais (lendas, contos, história dos símbolos como Papai Noel, etc.)
Cada grupo buscando uma parte – o que não impede que diferentes grupos investiguem os mesmos temas- o aprendizado da turma poderá ser ampliado ao final do projeto pela troca das descobertas (seminários em sala) e a organização do produto final da turma que reúna estas informações ( Home-page ).
As tarefas de cada equipe deverão ser determinadas a partir do tema escolhido e poderão diferenciarem-se entre si. Poderão surgir:
entrevistas com pessoas que possuam as informações;
pesquisa em material coletado nas mais diversas fontes (jornais, revistas, livros, bíblia, folders, etc...);
visitas a presépios públicos (registro fotográfico);
Para incluir aspectos comerciais e matemáticos a turma toda realizará pesquisa de preços e valores para composição de uma Cesta de Natal ou de uma Cesta de Natal Infantil. Os alunos participando da construção das tabelas de pesquisa dos produtos, com a ajuda do professor, estarão exercitando classificação e categorização.
Na primeira a atividade não se efetuará a compra dos produtos, sendo o exercício uma construção de parâmetros para a comparações de preços e de conscientização do uso de planejamento no orçamento financeiro (familiar, pessoal, etc.), utilizando a matemática de modo prático.
Na outra opção, a cesta pode ser comprada através da coleta do dinheiro e sorteada na turma, acrescentando à atividade o processo planejamento e realização da coleta, a partir do levantamento de custos.
Pode-se ainda comparar o orçamento das cestas com preços de presentes que desejam ganhar no Natal, contribuindo para o processo de comparações de valores.
- Presentes de Natal para Crianças
- Ceia de Natal
- Dicas para Economizar no natal
- Enfeites de Natal - Como Guardar
- Presentes para meninos de 2 a 10 anos
- Video de Natal Snoopy
- Livros de Presente
- Anjinhos de Natal
- Lindas Fotos de Luzes de Natal
- Jogral de Natal
Nenhum comentário :
Postar um comentário