•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Educação Infantil - consciência negra


Para crianças...

Consciência Negra: o que é isso afinal?
Esta data deve servir para pensar, compreender e valorizar a riqueza cultural dos negros no Brasil.



É a história de um menino, Zumbi. Ele era negro, filho de escravos, mas nasceu livre, lá no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Pernambuco. Quilombos eram lugares dentro da mata para onde os escravos fugiam, para se refugiar do cativeiro e dos maus tratos das senzalas. Existiam muitos no Brasil e lá os escravos viviam livres, em comunidades onde faziam valer suas próprias regras. Porém, o refúgio era sempre atacado, pois os donos dos cativos os queriam de volta para trabalharem em suas terras. Foi num desses ataques que Zumbi foi capturado e levado para ser criado por um padre na cidade.

Quando cresceu, fugiu e retornou a Palmares para cumprir sua missão: lutar pela liberdade! Essa é a história que consta em arquivos portugueses. Hoje, Zumbi é conhecido na história como líder de Palmares, um guerreiro que esteve à frente de vários combates contra escravidão e pela liberdade. Numa dessas batalhas ele foi morto, em 20 de novembro de 1695.
Epa! Essa data te lembra alguma coisa? Pois é, ela foi escolhida em 1971, pelo poeta Oliveira Silveira e por um grupo de estudiosos composto por pessoas negras, que se reuniam em Porto Alegre, o Grupo Palmares. “Essa idéia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional para o dia da Consciência Negra. Esta história não pode ser esquecida”, conta Flávio dos Santos Gomes, escritor e professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Você agora pode estar se perguntando: mas e o 13 de maio de 1888? Não é essa a data em que foi decretado o fim da escravidão no Brasil? Para muitos, apesar de ser importante para nossa História, essa data não mudou a realidade dos negros. Os escravos libertos e seus descendentes não eram tratados igualmente depois da abolição da escravatura e, até hoje, a luta pela igualdade racial continua. Por isso, uma nova data, mais representativa, foi escolhida. “O nome já diz: ‘consciência e protesto’ para a situação de exclusão sócio-econômica da população negra no Brasil passados 117 anos do fim jurídico do sistema escravista”, afirma o professor Flávio dos Santos Gomes.

Por isso, dia 20 de novembro é um dia de liberdade para os corações de todos os brasileiros. Dia de refletir e conversar sobre a igualdade de direitos entre as pessoas, homens ou mulheres, negros ou brancos. Que tal refletir um pouco sobre isso?

Cathia Abreu
Ciência Hoje das Crianças
23/11/2005




Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Artigos para Festa Jogos Diversos Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos


7 comentários :

  1. Anônimo7/6/10

    Gostei muito do site, mas procuro informações sobre a influencia do negro em jogos e brincadeiras do Brasil e está muito difícil, mas gostei também do conteúdo apresentado.
    obrigada pela oportunidade

    ResponderExcluir
  2. Como o Antonio, eu também estou aprocura de jogos e brincadeiras no Brasil com influencia da cultura africana. Gostei muito do texto acima.
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  3. gostei muito de ter conhecido esse site, os conteudos são muito bons.valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo31/10/11

    Amei este site por ser bem diversificado e nos ajuda a fazer um planejamento rico.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/11/11

    cada as atividades esse site é uma bosta

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, rico em detalhes e possível de se fazer ganchos para vários trabalhos.

    ResponderExcluir
  7. Girlene Nóbrega de Medeiros15/2/12

    Estou fazendo um curso de Etnoecorracial e tenho muito interesso por alguns textos. O assunto é muito interessante e estou utilizando em minha sala de aula que são crianças do 3ºano e eu achei este site que vai ajudar
    muito.

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil