• Acordo coletivo que anuncia as intenções, aonde se quer chegar;
• Elenco de valores na visão de mundo dos agentes;
• Conjunto de proposições que define: princípios, funcionamento institucional, metas, prioridades, medidas, referências para o trabalho, perspectivas e proposições.
O Projeto é justamente um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica. E, o que é essencial, participativa.
2.PARA QUE SERVE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?
Ao desenvolvê-lo, através de um planejamento participativo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, sua visões de mundo, de educação e conhecimento, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação.
É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.
3.QUAL O CONCEITO QUE A DIREÇÃO/ COORDENAÇÃO/ PROFESSOR TEM DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?
A coordenação exerce uma função imprescindível, pois tem a tarefa de (co)ordenar as ações do coletivo com o objetivo de registrar os resultados do processo reflexivo e as decisões tomadas, garantir que os encontros para as discussões, análises, reflexões e estudos não se percam no esquecimento, caso não sejam sistematizados, organizadas e formalizadas com base no referendo do coletivo.
4. EM QUAL MOMENTO OCORRE A ELABORAÇÃO DESSE PROJETO?
O primeiro passo para começar a planejar a elaboração do projeto político-pedagógico é mobilizar a comunidade escolar, analisar em que contexto a escola está inserida. Para assim, definir e explicitar com que tipo de sociedade a escola se compromete, que tipo de sujeitos ela buscará formar e qual a sua intencionalidade política, social, cultural e educativa. Esta assunção permite clarear os critérios de ação para planejar como se deseja a escola no que se refere à dimensão pedagógica, comunitária e administrativa.
5. QUEM PARTICIPA DE SUA ELABORAÇÃO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?
Para ser legítimo, o projeto Político Pedagógico precisa ter a participação de toda a comunidade educativa diretamente ou por representatividade também legítima e democrática.
“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada comunidade escolar em assumir a sua ’cara’ tanto para dentro, nas menores manifestações de seu cotidiano, quanto para fora, no contexto histórico em que ela se insere”. Moacir Gadotti & José Eustáquio Romão.
6. QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA?
A partir dos estudos de Vasconcelos (2006) e Cardoso (2007), os seguintes fatores merecem atenção especial, sob pena de prejudicar total ou parcialmente o Projeto:
Perfeccionismo: querer chegar a um texto extremamente preciso e correto;
Falta de esperança/confiança na instituição: “ não adianta falar que nada vai acontecer mesmo”
Imediatismo: ter pressa, não querer”perder tempo” com as discussões;
Comodismo por parte dos sujeitos: não quererem a desacomodação que poderá vir em decorrência da concretização das idéias ali colocadas;
Falta de exercício democrático na escola;
Falta de experiência de caminhada comum, enquanto grupo, devido à rotatividade das pessoas da instituição;
Formalismo: perigo de reduzir o Projeto a uma seqüência de passos, a simplesmente elaborar um documento, sem vida, sem significado, sem envolvimento com as idéias, com as propostas;
Nominalismo: achar que definir uma linha de trabalho para a escola é se “filiar” a alguma concepção corrente ( educação libertadora , construtivismo , etc);
Falta de condições objetivas de espaço-tempo para encontro, reflexão, elaboração e acompanhamento.
Ao detectar algum desses fatores, é imprescindível enfrentá-lo com estratégias adequadas para sua superação.
Silvia Regina de Campos Brito
Coordenadora Pedagógica
15 anos de magistério
E.M.Mundo Encantado
Itapevi
6. QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA?
ResponderExcluirFalta de condições objetivas de espaço-tempo para encontro, reflexão, elaboração e acompanhamento.
Se alguem tem uma resposta plausivel para este problema, responda adequadamente,não venha com desculpas do tipo enfrenta las com estratégias adequadas, ora isso não é e nunca vai ser estratégia e sim uma desculpa para responder o que não se sabe.
Resposta ao comentarista acima:
ResponderExcluir- Já que vc está criticando, porque não dá uma
resposta plausível?
Achei o texto ótimo!!
Toma!!!
ResponderExcluirTambém achei o texto ótimo.
o texto é sem dúvida um excelente complemento para a retirada das minhas dúvidas.
ResponderExcluirO texto é ótimo, parabéns!!!
ResponderExcluiradorei o texto,parabéns
ResponderExcluiracredito que o colga estava se referindo a falta de tempo na prática, pois infelizmente nós professores não somos adequadamente pagos para ficarmos na escola elaborando projetos.Nossa vida é corrida e para termos um pouquinho mais de dignidade temos que nos redobrarmos trabalhado dois ou até três turnos.
ResponderExcluirConcordo cobra é fácil, mas e a vida pessoal como fica nessa jornada de trabalho, e a nossa família, somos sempre lembrados para termos paciência com os alunos pois o convívio familiar deles não são bons e a nossa família como fica também somos filhos de Deus queremos ter uma vida digna ter tempo para nossos filhos.
ExcluirEntão procure outra profissão
ResponderExcluirBom respeito a opinião de todos, mas quero deixar bem claro que quando elaborei esse texto foi para ajudar uma colega de trabalho num estágio e não para ficar impondo nada a ninguém realmente a vida do professor é mto corrida sim, sou professora acima de qualquer cargo que seja me designado e ministro minhas aulas com muito prazer e amor.
ResponderExcluirSem mais Silvia Regina de Campos Brito
Na verdade obrigado ao dono da postagem, me ajudou bastante, quanto as criticas feitas, digo que na vida sempre haverá e as construtivas vem de pessoas que estão no nosso patamar e que não servem pra nada são de pessoa cuja reputação, conhecimento estão mais baixo que o pré-sal.
ResponderExcluir