•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Dinâmicas de Grupo - Dinâmica da atualidade


ATUALIDADE

Objetivo: Introduzir tema Atualidade

Material: Tiras de papel - Canetas - Flip Chart - Pincel

Tempo: 30’

Instruções:

Primeira Etapa - Preparação

Entregar filipetas de papel e canetas para cada participante e solicitar que individualmente e sigilosamente pensem e escrevam um assunto relacionado à realidade atual (do país, de determinado ou mesmo no mundo)

Nota: é importante que o assunto seja bem específico, evitando termos muito genéricos

Recolher todos os papéis com os devidos temas e redistribuir para o grupo

Nota: pode ocorrer do participante tirar o tema que ele próprio escreveu ou o mesmo tema ser indicado mais de uma vez

Solicitar que cada um leia silenciosamente o tema que tirou, tomando cuidado para que o colega não veja do que se trata.

Segunda etapa - Desenvolvimento

Explicar para o grupo que neta etapa, cada um deverá pensar numa forma não verbal de representar para o grupo, o assunto que está descrito no seu papel.

Nota: vale representar através de mímicas, desenhos, gestos, etc. Pode-se dar indicativos para o grupo na medida que este acera, se aproxima ou erra. Ex. sinais de cabeça, como sim ou não - sinais com a mão, como positivo ou negativo ou mais ou menos, etc.

Enquanto um representa os demais tentarão descobrir e dizer o assunto que está sendo representado.

O facilitador deve ir anotando o nome dos acertadores e o número de vezes que estes acertaram.

Nota: O jogo inicia com um voluntário, sendo que todos os participantes, inclusive os que tiverem temas já representados, deverão representar, mudando neste caso a forma de apresentação.

Terceira Etapa - Fechamento

Após todas as representações, verificar como o grupo se sentiu.

Qual etapa foi mais fácil e por quê

O facilitador promove um brainstorming para reflexão do grupo, baseado na resposta da questão acima.

Estar em sintonia com o que a mídia veicula, ter uma vida social participativa (teatro, exposições, convenções, Shows, cinemas) e mesmo em atividades relacionadas ao dia a dia do trabalho, nos mantém atualizados e amplia nossa visão do mundo.

O facilitador inicia a discussão do tema Atualidade - comentando que esta dinâmica foi escolhida com o propósito de mostrar a importância de se estar em sintonia com os acontecimentos, no sentido de ampliar nossa visão os fatos que interferem no nosso dia a dia.

É importante sabermos onde estamos e para onde devemos seguir. Para isto devemos estar atentos às mudanças e transformações que ocorrem no mundo de modo geral. Caso contrário acabaremos como o sapo fervido - entregar para leitura o texto a Síndrome do sapo fervido e explorar reflexões do grupo sobre o texto.



Compare preços Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook



Um comentário :

  1. Olá
    Estou adorando o Blog e suas dinâmicas.
    Aproveito para convidar a todos a fazer uma visita ao BLOG LIVRO ANIMADO – LIVRO ENCANTADO, um Projeto da Marionete e Saúde - Brasil.
    Lá vocês encontrarão muitas idéias para trabalhar com marionetes. Entrem no Blog e participem do Jogo Teatral de Animação contando um versinho da História.
    http://marionetesaude.blogspot.com/
    Abraços Bete EGB

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil