•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Conteúdo Programático do Jardim II - BIMESTRAL - (5 anos)




1º Bimestre


Aspecto Cognitivo:

• Conhecimento Físico
• tamanho,
• forma,
• Espessura,
• Comprimento,
• Cor: primária
• Percepção Auditiva
• sons: vocais / não vocais;
• Construção do número:
• Numeral 1;
• Conjunto unitário;
• Numeral 2;
• Numeral 3;
• Numeral 4;
• Numeral 5

Aspecto Social

• Interação com os pares;
• Construçaõ de regras e valores
• Conhecimento Social
• Eu;
• Família,
• Casa;
• Cômodos da casa;
• Escola,
• Leitura incidental;
• Recreação e jogos;
• Escrita

Aspecto Perceptivo-motor

• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação motora grossa.
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos.
• Descriminação viso-motora;
• Esquema corporal;
• Recorte, colagem, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Curiosidade;
• Motivaçâo

2º Bimestre

• Aspecto Cognitivo
• Conhecimento físico:
• posição;
• altura;
• massa,
• quantidade;
• linhas,
• conjuntos;
• distância;
• cor secundária;
• Perepção Auditiva
• Sons vocais/ sons não vocais;
• Sons e sílabas
• Construção do número
• Numeral 6;
• Numeral 7;
• Numeral 8;
• Conjunto vazio;
• Correspondência
• Relação
• Conhecimento Físico sobre a água
• A água;
• A natureza;
• Seres vivos;
• Seres não-vivos

Aspecto Social

• Interação com os pares;
• Interação com os adultos;
• Construção de regras e valores;
• Autonomia;
• Meios de transportes;
• O trânsito;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita


Aspecto Perceptivo-motor

• Coordenação motora grossa;
• Discriminação motora- fina;
• Esquema corporal;
• Recorte, colagem e pintura;
• Ligadura de pontos;
• Percepção espaço-motora

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Motivação


3º Bimestre

• Aspecto Cognitivo:
• Numeral 10;
• Numeral 11;
• Numeral 12;
• Numeral 13;
• Numeral 14;
• Numeral 15
• Idéia auditiva;
• Sons de palavras
• Sons e sílabas;
• Dia e noite;
• O tempo;
• As plantas



Aspecto Social

• Autonomia;
• Meios de Comunicação;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Poesia,
• Leitura incidental
• Recreação
• Pensamento lógico;
• Escrita

Aspecto Perceptivo - motor

• Coordenação motora grossa;
• Descriminação viso-motora
• Coordenação motora fina;
• Esquema corporal;
• Abotorar, desabotoar, acolchetar, afivelar, amarrar;
• Recorte, colagem, dobradura, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar;
• Percepção espaço-motora

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Motivação

4º bimestre

Aspecto cognitivo

• Numeral 16;
• Numeral 17;
• Numeral 18;
• Numeral 19;
• Numeral 20;
• Sons vocais / não vocais;
• Sons de palavras;
• Sons e sílabas;
• Animais;
• O corpo humano;
• Os sentidos;
• Hábitos de higiene;
• Fração;
• Idéia aditiva;
• Idéia subtrativa

Aspecto Social

• Autonomia,
• Comunidade;
• Entrevista;
• Poesia;
• Leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita



Aspecto perceptivo-motor

• Discriminação viso-motora;
• Coordenação motor fina;
• Esquema corporal;
• Abotoar, desabotoar e amarrar;
• Recorte, colagem, dobradura, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar;
• Percepção espaço motora

Aspecto afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Motivação


8 comentários :

  1. Anônimo28/1/10

    Esse blog me ajudou muito principalmente porque esse é meu primeiro ano como professora então foi uma grande luz!!! obrigadão

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/2/10

    Como mãe busquei algo para cessar minha preocupação quanto ao que meu filho estaria desenvolvendo... fiquei satisfeita com ambos! muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21/2/10

    Parabéns de verdade, nunca ninguém colocou tão bem explicado os conteúdos e estratérgias de aula. Gostei mesmo, vai me norter um pouco até eu me organizar... Sorte e felicidade p/ você!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/3/10

    Adorei os conteúdos e planejamentos que encontrei no site! Com certeza nortearam muitas professoras!Parabéns! Karla de Goiânia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/4/10

    Ameiiii!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou preparando o meu estágio supervisionado na educação infantil e este blog tem me ajudado muito, pois encontrei exemplos de toda a proposta de trabalho que pretendo desenvolver. Muito legal.parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/2/15

    muito bom vai me ajudar muito parabéns

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Por favor alguém me ajuda
    .. Meu filho tem 5 anos está no pre 2 . A professora dele disse que ele não está apto a ir para 1 ano. Porque não sabe ler ... eu pensei que a gente aprendia a ler no antigo ca que agora e 1 ano . O que faćo ? Vou ter que reter ele no pre 2 ?

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil