•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Técnicas em Dinâmica de Grupo


Toda e qualquer técnica, seja entrevista, dinâmica, prova situacional, teste psicológico, etc. tem validade, desde que aplicada com competência, motivação, profissionalismo e muito respeito para com o participante e profissional.
A aplicação significa utilizar sabiamente os 4 passos a seguir e deve somente ser utilizado por profissionais capacitados para tal:
Ÿ Início (transparência, aquecimento, objetivos);
Ÿ Desenvolvimento (condução do trabalho, saber lidar com o(s) candidato(s) ou grupo e com os imprevistos);
Ÿ Término (avaliação dos resultados de forma objetiva) e,
Ÿ Feedback principalmente, para não que não façam interpretações e comentários desagradáveis.
A forma como são realizadas as interpretações, comentários e críticas depende muito, também,de como o processo é conduzido.
O processo completo e correto é imprescindível para a empresa, para o profissional e para o candidato .

TIPOS DE TÉCNICAS/DINÂMICAS

Técnica quebra gelo
Técnica de apresentação

Técnica de integração


Técnicas de animação e relaxamento
Técnica de capacitação


Litúrgicas



TIPOS DE TÉCNICAS/DINÂMICAS
Técnica quebra gelo
Ÿ Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro.
Ÿ Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem.
Ÿ Resgata e trabalha as experiências de criança.
Ÿ São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.
Técnica de apresentação
Ÿ Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.
Ÿ Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.
Ÿ São as primeiras informações da minha pessoa.
Ÿ Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração.
Ÿ O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.
Técnica de integração
Ÿ Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. A partir de exercícios bem específicos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.
Ÿ Trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo.
Ÿ Ajuda a sermos vistos pelos outros na interação grupal e como nos vemos a nós mesmos. O diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividos pelos participantes em suas relações.
Ÿ Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.
Técnicas de animação e relaxamento
Ÿ Tem como objetivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo.
Ÿ Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal é muito frio e impessoal.
Ÿ Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma atividade. Não para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra.
Técnica de capacitação
Ÿ Deve ser usada para trabalhar com pessoas que já possuem alguma prática de animação grupal.
Ÿ Possibilita a revisão, a comunicação e a percepção do que fazem os destinatários, a realidade que os rodeia.
Ÿ Amplia a capacidade de escutar e observar.
Ÿ Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho grupal, de forma mais clara e livre com os grupos.
Ÿ Quando é proposto o tema/conteúdo principal da atividade, devem ser utilizadas dinâmicas que facilitem a reflexão e o aprofundamento; são, geralmente, mais demoradas.
Litúrgicas
Ÿ Possibilitam aos participantes uma vivência e uma experiência da mística, do sagrado.
Ÿ Facilitam o diálogo com as leituras bíblias, com os participantes e com Deus
Ÿ Ajudam a entrar no clima da verdadeira experiência e não somente a racionalização.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Mais Atividades para Educação Infantil