•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Dinâmica do Sociograma


Como usar o sociograma?


Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9YaIXofE07Zxd5x0BpEJchz8O-5cNinu-vm5iAyS693g-bjXs-YkQyRCFFFMdMOrqa90eujryNHFMiTgmk-4M4A1HcuoAN6plCD35_XrRvUiprKIFjPdQ4CNAK0YsvB2m4XcWJztl7p0/s400/figura+sociograma.jpg

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

Perguntas para o sociograma
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escolheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar três pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

O que observar no resultado do sociograma?

As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpretam-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.


Um comentário :

  1. muito legal, me ajudou muito na minha aula de planejamento organização e avaliação da aprendizagem, pq fikei responsavel em um seminario por sociograma e nem tinha noção do que era, sendo que fikei assustada quando vi os desenho kkkkk mas entendi bem como funciona e como aplicar, obrigada ;)

    ResponderExcluir

Mais Atividades para Educação Infantil