•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

CASAMENTO E QUADRILHA CAIPIRA




Quadrilha e Casamento Caipira



Folclore Brasileiro *Tipo:* peça e dança.


*Personagens:* Noivo, noiva, pai da noiva, xerife, padre; vários casais.


1. Os pares, de braços dados, entram em fila, dão uma volta no salão, e
param próximo a mesa/altar.
Ordem da entrada: noivos, padre e viúva, pais do noivo, pais da noiva,
xerife e mulher, convidados.
2. Realiza-se o casamento. *(o texto abaixo é uma sugestão cômica e com fala
"caipira").*


Xerife (X): Hoje vim acá no Arraiá pra módi casá esse par di moçus que
pretendi formá uma famía nova nu arraiá dus sapus, sabiá e tico-tico donde
vancês tudo móra. 


Padre (P): U novio qui é fio du fazendêro Mané Pistola
mais sua muié comadre Agostinha si chama Inhozinho Manduca Pinduca, i a
novia qui é fia du comendadô Chico Chicote mais sua muié comadre Nicota, si
chama Chica Brotoeja.


X: Prá ocês num fazê fofoca falando só verdade peçu a toda moçada aqui
reunida si subé qui já são casadus notras parages avisá prá eu num arrealizá
este casório.
P: Vamus moçada, ocês acha qui podi ele cum ela ajuntá seus trapus hoje?
Intão vamus prá frente mi arrespondendo...
(O noivo ameaça fugir, mas o pai da noiva, aponta uma espingarda e o traz
de volta)





VEJA TAMBÉM


P: Ocê, Manduca Pinduca, arrecebe Chica Brotoeja?
Noivo: Eu Manduca Pinduca arrecebo á vosmecê Chica Brotoeja como minha
muié legítima i verdadêra.
P: I vancê, Chica Brotoeja?
Noiva: Eu, Chica Brotoeja, arrecebo a vois Sinhozinho Manduca Pinduca
como meu legítimo i verdadêro maridu.
P: Depois dessas adeclaração tudo pessoar eu vô a declará vancês casadus:
maridu i muié. Prá ocês vivê cum muito amô, um só pru ôtru nu seu rancho sem
oiá pra mais ninguém. CApinandu a roça de mío, cuidando das prantação i
povoandu o arraiá cum argumas dúzia de fios pru mundu num acabá.
X: Vamus dançá a quadria ocês tudo, pessoar!

3. Formar novamente a fila. O "cantador" da quadrilha deve anunciar os
passos (em negrito): *Passeio dos Namorados*.
Cada um com seu par, de braços dados em fila.
*Olha os cumprimentos* Se dividem em dois grupos, sem desfazer os casais, um
grupo de frente para o outro.
*Cumprimento das damas.*
As damas vão até o meio, dançando e segurando a saia. Quando se encontram no
meio, fazem uma reverência graciosa. Enquanto isso os homens batem palmas.
*Anarriê*
As damas voltam de costas ao seu lugar.
*Cumprimento de cavalheiros*
Os cavalheiros vão até o centro, batendo os pés e com as mãos para trás.
Quando se encontram tiram o chapéu e se curvam.
*Anarrieê*
Recolocam o chapéu e voltam de costas ao seu lugar.
*A Galope*
De cada uma dos grupos, saem 2 pares "cavalgando", se cruzam no meio e
trocam de lugar.
*Passeio dos Namorados*
*Caminho da roça*
Os pares se desfazem, passando cada dama para frente do seu par, e continuam
andando em fila. (atenção para que fique intercalado - dama, cavalheiro,
dama, cavalheiro)

*Olha o trem!*
Cada um pega na cintura da pessoa a sua frente.
*Enguiçou!*
Param...
*Marcha-à-ré!*
Andam de costas em trem
*Consertou!*
Seguir em frente.
*Olha a chuva!*
Cada um coloca as mãos entrelaçadas sobre a própria cabeça.
*Já passou!*
Os cavalheiros colocam os braços para trás, as damas seguram a saia.
*Olha a cobra!*
Todos gritam "Ui!" e se viram - a fila agora anda em sentido contrário ao
que vinha.
*Já foi embora!*
Todos gritam "Oba" e se viram - a fila volta a andar no sentido inicial.

*Grande roda*
Se dão as mãos e formam uma roda (atenção para que fique intercalado - dama,
cavalheiro, dama, cavalheiro) *Damas ao centro*
Manter 2 rodas, a de cavalheiros por fora e a de damas por dentro.
*Cestinha de Rosas*
Cada dama deve parar à direita de seu par. Os cavalheiros levantam os braços
e as damas passam por baixo. Girar.
*Grande Roda*
Desfazem a cesta e se dão as mãos.
*Cavalheiros ao centro*
*Cestinha de cravos*
Cada cavalheiro deve parar à direita de seu par. As damas levantam os braços
e os cavalheiros passam por baixo. Girar.
*Grande roda.*
*Olha o caracol!*
A noiva puxa a fila, sem desfazer a roda, e começa a formar uma serpentina
dentro da roda, até chegar ao centro.
*Desmanchar*
A noiva volta e começa a desfazer, até conseguir formar a grande roda de
novo.
*Passeio dos Namorados*
Formar os pares novamente, e andar em fila (sempre damas atras de damas e
cavalheiros atrás de cavalheiros).
*Olha o Túnel!*
Os noivos param e se dão as mãos no alto, por cima da cabeça, formando uma
"casinha", o próximo par, passa por debaixo do tunel e forma também a
"casinha" e assim sucessivamente, até todos passarem. Os noivos então
desfazem a sua "casinha" passam por debaixo de todo o tunel e se dão os
braços, formando o "Passeio dos namorados"; cada par então também desmonta a
"casinha" passa pelo tunel e o vão desfazendo.
*Hora do Baile*
Os casais param e formam uma roda bem aberta.
*Valsa dos noivos*
Os noivos vão para o meio da roda e dançam.
*Viva o xerife!*
O xerife e seu par se juntam aos noivos.
*A dança agora é geral!*
Todos valsam.
*Lá vem o arara!*
Um cavalheiro sem par entra na roda com um cabo de vassoura e o entrega para
qualquer cavalheiro da roda e dança com a dama dele. O cabo de vassoura vai
sendo passado entre os cavalheiros até a valsa acabar.
*Cada um com seu par!*
*Passeio dos namorados*
*Despedida*
Vão saindo acenando, as damas com a mão (ou com um lenço), os cavalheiros
com o chapéu.

Pascoa e seu significado





A páscoa é uma festa que possui três significados:
No cristianismo, a páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus.
Para os judeus, a páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito.
Para os grupos pastoris de antigamente, a páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis




Falando do cristianismo:
A páscoa é um evento cristão em comemoração à ressurreição de Cristo, é considerada a maior celebração religiosa. Como Cristo renasceu, acredita-se que todos nós teremos vida eterna.
Na sexta-feira santa, Jesus Cristo foi crucificado e morto por soldados romanos após sofrer fortes espancamentos. O caminho pelo qual Jesus passou carregando sua própria cruz é conhecido como via sacra.
Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa; os principais são: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o pão e o vinho e a colomba pascal.
A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.


Atividade de Pascoa - Texto de páscoa





Páscoa

é
fecundação.É germinação.É fertilidade da fé.É cultivo.É compromisso.Páscoa é vitória!
         Num mundo de fome e de miséria,Páscoa é alimento.Num mundo de desespero,Páscoa é esperança.Num mundo de violência,Páscoa é paz.
Coelho da pascoa

         Páscoa?Páscoa é aconchego,é luz,é pureza,é dignidade.Páscoa é semente que germina,é mundo novo...
         Para que haja Páscoa é preciso amar,servir,acolher,dizer sim à vida.Para que haja Páscoa é preciso transgredir os mecanismos de negação à vida,da morte manifesta através do poder.
         Para que haja a Páscoa é preciso assumir com mulheres e homens,desejos de vida e plenitude.
         Para que haja a Páscoa é preciso não calar diante das atrocidades praticadas contra a vida,nas ruas,nos lares,nos bairros,nas camas,na lama,nos gabinetes políticos,no lamaçal da violência dos poderes atrozes e ferozes.
         Para que haja a Páscoa é preciso perceber a profundidade da ação de Deus que é vida.
         Para que haja Páscoa é preciso que haja vento,que transporta a semente da vida e sustenta o vôo do espírito que movimenta a história e enche os pulmões com o fôlego da esperança.Para que haja Páscoa é preciso que haja luz,claridade,e verdade!É preciso que cada um tenha um pouco de luz,um tanto de fé!
         A natureza é uma lição de vida,por isso,é Páscoa no coração da gente a cada manhã.
         É Páscoa este nosso encontro harmonioso.


VEJA TAMBÉM



         Celebrar a Páscoa é celebrar conquistas,ensaiar novos passos e espalhar o tão precioso perfume da vida vencedora da morte morta.
                                                         FELIZ PÁSCOA!
-Após uma leitura reflexiva professor e aluno podem realizar a dinâmica "Árvore da vida".Forma-se pequenos grupos,onde os alunos desenham uma árvore e vão fazendo relação de coisas que proporcionam a vida.Na raiz é colocado o que nos proporciona VIDA,no caule:caminhos que levam a vida,nos galhos,folhas e frutos o que colhemos com as boas ações que plantamos.
         Espero que esse trabalho seja útil!Feliz Páscoa pra todos do grupo que como eu amam educar. Mirian Santos-RN

Mais Atividades para Educação Infantil