tag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post586072128473244583..comments2023-12-18T22:58:28.242-03:00Comments on Atividades para Educação Infantil - jogos brincadeiras, atividades matematica: planejamento escolar - com dicas! calendario datas comemorativasUnknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post-31578025367390209022013-03-26T19:04:58.937-03:002013-03-26T19:04:58.937-03:00PLANEJAMENTO para educação infantil
LÍNGUA PORTUG...PLANEJAMENTO para educação infantil<br /><br />LÍNGUA PORTUGUESA<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;<br />• Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.<br />HABILIDADES:<br />• Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;<br />• Antecipa conteúdo de um texto;<br />• Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;<br />• Identifica a escrita do próprio nome;<br />• Escreve com e sem modelo o próprio nome;<br />• Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;<br />• Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;<br />• Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.<br />MATEMÁTICA<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;<br />• Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.<br />HABILIDADES:<br />• Identifica elementos semelhantes e diferentes;<br />• Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;<br />• Localiza objetos a partir de instruções dadas;<br />• Faz relação número quantidade;<br />• Associa o numeral a sua escrita;<br />• Grafa os nomes dos numerais.<br />HISTÓRIA<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;<br />• Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.<br />HABILIDADES:<br />• Usa seu nome como forma de identificação;<br />• Reconhece o direito das pessoas terem um nome;<br />• Valoriza a diversidade humana;<br />• Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.<br /><br />CIÊNCIAS<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;<br />• Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.<br />HABILIDADES:<br />• Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;<br />• Nomeia as principais partes do corpo;<br />• Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.<br />GEOGRAFIA<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;<br />• Percepção de si e suas relações casa/ escola.<br />HABILIDADES:<br />• Percebe a casa como abrigo das pessoas;<br />• Reconhece e representa o espaço da própria moradia;<br />• Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;<br />• Identifica as partes que compõe ima casa.<br />ARTES<br />COMPETÊNCIAS:<br />• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.<br />HABILIDADES:<br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03853976488784229923noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post-25520489870287610222011-08-13T20:44:50.026-03:002011-08-13T20:44:50.026-03:00otimo os seus planejamentos,tenho aprendido muito ...otimo os seus planejamentos,tenho aprendido muito e sempre bom compartilhar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post-84445191892866688732011-05-28T00:56:21.963-03:002011-05-28T00:56:21.963-03:00como festejar datas comemorativas na escola, sem o...como festejar datas comemorativas na escola, sem ofender principios religiosos? como posso lidar com essa situação. Há crianças que não gostam de comemorar o dia das mães pq ja perdeu a mãe, ou não comemoram o halloween por causa da religião. Oque devo fazer?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post-57058793083568959582010-07-26T11:50:44.720-03:002010-07-26T11:50:44.720-03:00Gostei muito das sugestões de vocês.
Sou autora de...Gostei muito das sugestões de vocês.<br />Sou autora de dois livros de recreação e quero compartilhar:<br />Oficina da Brincadeira e Continuando a Brincadeira. Editora Sprint/RJ<br />Obrigada.Maria Herminia de Sousa Guedesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5595216020125500155.post-18566278544401088292010-04-01T08:12:15.532-03:002010-04-01T08:12:15.532-03:00Muito bom esse planejamento, percebo a importância...Muito bom esse planejamento, percebo a importância de estramos sempre pesquisando e atentos, quando se trata de um profissional como o educador.Anonymousnoreply@blogger.com