•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Dia da Mulher - poesia



SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.





Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -

CARNAVAL - marchinhas, músicas de carnaval



ANTIGAMENTE AS PESSOAS BRINCAVAM O CARNAVAL FORMANDO BLOCOS DE AMIGOS QUE SAÍAM CANTANDO, TOCANDO E DANÇANDO PELAS RUAS DA CIDADE.
AS MÚSICAS QUE CANTAVAM ERAM CHAMADAS DE MARCHINHAS.
A MARCHINHA FOI UM GÊNERO DE MÚSICA POPULAR QUE FEZ MUITO SUCESSO NOS CARNAVAIS ENTRE OS ANOS 30 E 60.
TINHAM LETRAS FÁCEIS, LEVES, ALEGRES E DIVERTIDAS QUE AGRADAVAM DEMAIS AOS FOLIÕES.



DOS ANOS 60 EM Dl ANTE, COMEÇOU A SER SUBSTITUÍDA PELO SAMBA ENREDO, OUTRO GÊNERO DE MÚSICA TOCADO PELAS ESCOLAS DE SAMBA. O MESMO ACONTECEU COM OS BLOCOS DE RUA QUE FORAM TROCADOS PELAS ESCOLAS DE SAMBA, AMBOS MUITO CONHECIDOS POR NÓS.

VOCÊ SABIA?

UMA DAS PRIMEIRAS MARCHINHAS QUE FEZ SUCESSO FOI "ABRE ALAS", ESCRITA EM 1899 POR CHIQUINHA GONZAGA E CONHECIDA POR MUITOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.


ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR

Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR



A JARDINEIRA

BENEDITO LACERDA – 1938

Ó JARDINEIRA POR QUE ESTÁS TÃO TRISTE?
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU?
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO,
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU
VEM JARDINEIRA, VEM MEU AMOR
NÃO FIQUES TRISTE QUE ESSE MUNDO É TODO SEU
TU ÉS MUITO MAIS BONITA
QUE A CAMÉLIA QUE MORREU



AURORA

MÁRIO LAGO - 1940

SE VOCÊ FOSSE SINCERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
UM LINDO APARTAMENTO
COM PORTEIRO E ELEVADOR
E AR REFRIGERADO
PARA OS DIAS DE CALOR
MADAME ANTES NOME
VOCÊ TERIA AGORA
Ô Ô Ô Ô AURORA

SASSARICANDO


LUIZ ANTÔNIO E ZÉ MÁRIO - 1951

SASSASSARICANDO
TODO MUNDO LEVA A VIDA NO ARAME
SASSASSARICANDO
A VIÚVA, O BROTINHO E A MADAME
O VELHO NA PORTA DA COLOMBO
É UM ASSOMBRO
SASSASSARICANDO
QUEM NÃO TEM SEU SASSARICO
SASSARICA MESMO
SÓ PORQUE SEM SASSARICAR
ESSA VIDA É UM NÓ



ALLAH-LÁ-Ô

HAROLDO LOBO - 1940

ALLAH -LA-O, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE E QUEIMOU A NOSSA CARA
ALLAH -LÁ-Ô, ÔÔÔÔÔÔ
MAS QUE CALOR, ÔÔÔÔÔÔ
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH! MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRÁ IOIÔ
MANDE ÁGUA PRÁ IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH!





TAI

JOUBERT DE CARVALHO - 1930


TAI EU FIZ TUDO PRÁ VOCÊ GOSTAR DE MIM
Aí MEU BEM NÃO FAZ ASSIM COMIGO NÃO
VOCÊ TEM, VOCÊ TEM QUE ME DAR TEU CORAÇÃO

MEU AMOR NÃO POSSO ESQUECER
SE DA ALEGRIA FAZ TAMBÉM SOFRER
A MINHA VIDA FOI SEMPRE ASSIM
SÓ CHORANDO AS MÁGOAS QUE NÃO TEM FIM

ESSA HISTÓRIA DE GOSTAR DE ALGUÉM
JÁ É MANIA QUE AS PESSOAS TÊM
SE ME AJUDASSE NOSSO SENHOR
EU NÃO PENSARIA MAIS NO AMOR


http://groups.google.com/group/professoressolidarios/browse_thread/thread/8869c72ab84c09c4?hl=pt-BR

planejamento educação infantil, 1º e 2º ciclo



PLANEJAMENTO


Coordenação Pedagógica
Ciclo de Estudos Básicos

25/02 a07/03


LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
  • Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
  • Antecipa conteúdo de um texto;
  • Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
  • Identifica a escrita do próprio nome;
  • Escreve com e sem modelo o próprio nome;
  • Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
  • Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
  • Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.

MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
  • Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
  • Identifica elementos semelhantes e diferentes;
  • Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
  • Localiza objetos a partir de instruções dadas;
  • Faz relação número quantidade;
  • Associa o numeral a sua escrita;
  • Grafa os nomes dos numerais.

HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS:
  • Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
  • Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
  • Usa seu nome como forma de identificação;
  • Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
  • Valoriza a diversidade humana;
  • Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.

VEJA TAMBÉM


CIÊNCIAS

COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
  • Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
  • Nomeia as principais partes do corpo;
  • Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.

GEOGRAFIA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
  • Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
  • Percebe a casa como abrigo das pessoas;
  • Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
  • Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
  • Identifica as partes que compõe ima casa.

ARTES

COMPETÊNCIAS:
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
  • Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
  • Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
  • Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.

ATIVIDADES

SEGUNDA –FEIRA 25/02

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
  • Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio social;
-A pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se fazem necessário a certidão e sua importância;
- Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir a lista de chamada da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 26/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;
-Aplicação do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e desenha sua respectiva quantidade;

QUARTA-FEIRA 27/02

· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
  • Metodologia
-Leitura do poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o desenho(1° ano).
-fazer questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal “O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA 28/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
  • Metodologia
-Apresentar gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa 1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da casa) e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
  • Metodologia
-Conversa informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um , gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .

SEGUNDA –FEIRA 03/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
  • Metodologia
-Pesquisar figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num cartaz e descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1° ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.

TERÇA-FEIRA 04/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
  • Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma descrevendo algumas características desse colega.
-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
  • Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.

QUINTA-FEIRA 06/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
  • Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.

SEXTA-FEIRA 07/03

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
  • Metodologias
Pesquisa em livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.

de: josilane silva

Mais Atividades para Educação Infantil