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plano pedagogico 4ª serie



PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHINHA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
E.E.B. “WALDEMAR CASAGRANDE”








PLANO PEDAGÓGICO
PARA TURMA

Ano: 2009










Professora: Ângela Andrades da Silva
Turma: 4ª série
Turno: Vespertino














1.Diagnóstico da Turma


Essa turma em fevereiro era composta por 26 alunos, sendo 11 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Hoje estamos com 27 alunos 11 do sexo masculino e 16 do sexo feminino.

Apresentam excelentes hábitos de higiene, são cordiais, receptivos, ajudam-se mutuamente sempre que surge uma necessidade.

Poucos estudantes demonstram dificuldades e insegurança quanto à organização de seus materiais escolares.

É uma turma praticamente homogenia, com grande capacidade em absorver novas aprendizagens, são dinâmicos, conseguem se organizar de forma rápida e prática para a execução de trabalhos sugeridos. Faladores potenciais, mas ainda assim, fáceis de serem envolvidos com renovado interesse em novas descobertas.

As distrações são as conversas paralelas e brincadeiras inerentes a essa idade. Nada que impeça ou inviabilize o processo de aprendizagem.

As relações familiares são na sua maioria saudáveis e efetivas na divisão da responsabilidade quanto à aprendizagem dos alunos. Os pais estão sempre presentes e constantemente querem saber como anda a evolução de seus filhos.


Alunos que apresentam dificuldades mais acentuadas neste grupo:

Natanael; Samuel; Jaiane; Luís Francisco – defasagem na leitura e na escrita; interpretação de textos mais complexos, leitura e escrita de numerais a partir das unidades simples, pois apresentam dificuldades em distinguir diferenças entre número e quantidade.

Monique - Quanto ao desempenho da aluna incluída Monique, estamos fazendo um trabalho paralelo com atividades diferenciadas e quando possível ela, com a ajuda de seus colegas e do professor, participa das atividades do grande grupo. Lê fluentemente, porém tem dificuldade na escrita e nos conceitos matemáticos mais simples.


Marco Filosófico

O marco filosófico deste plano pedagógico para esta turma de 4ª série, seguirá o que está elencado no P.P. P desta instituição de ensino:

...“ Para construir uma nova sociedade é preciso formar sujeitos ativos e colaborativos, que respeitem todas as formas de vida, que valorizem o ser e não somente o ter. Que desenvolvam atitudes solidárias em favor da coletividade, se ocupando assim, com as questões ecológicas, com a preservação do planeta, que respeitem os patrimônios públicos, que sejam combatentes da violência, das drogas e das discriminações sociais. Tolerantes às diferenças e como conseqüência, combatente dos preconceitos.”

...“ Entendemos a escola como uma Instituição Educativa e Socializadora que deve estar sempre atenta com a transformação da realidade que a cerca para intervir de forma eficiente e eficaz e dessa forma, contribuir para a formação do cidadão solidário, por meio da pedagogia do pensar, do agir, do ser e sentir o mundo, com a intenção de tornar o sujeito em agente transformador e multiplicador de atitudes positivas, capaz de pensar globalmente, agir na sua realidade, no seu cotidiano de maneira ética e sustentável.”



De forma sucinta os alunos desta 4ª série deverão até o final deste ano letivo :

Ter domínio da leitura e da escrita;
Capacidade de fazer cálculos, interpretar e resolver problemas;
Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
Receber criticamente os meios de comunicação, sempre filtrando as informações;
Capacidade de planejar, trabalhar, tomar decisões pessoais e no coletivo.

























(...)
Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(...)
Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes de periferia? Ou serão as escolas que são violentas? As escolas serão gaiolas? Vão me falar sobre a necessidade das escolas dizendo que os adolescentes de periferia precisam ser educados para melhorarem de vida. De acordo.
É preciso que os adolescentes, que todos, tenham uma boa educação. Uma boa educação abre os caminhos de uma vida melhor. Mas eu pergunto: nossas escolas estão dando uma boa educação? O que é uma boa educação?
(...)
O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. "Ferramentas" são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia. "Brinquedos" são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.

Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação. Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo.

Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: "Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?" Se não for, é melhor deixar de lado.
(...)

Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos.
Há esperança... (Rubem Alves )
2. Marco pedagógico

2.1 - OBJETIVOS GERAIS

Língua Portuguesa

Texto
Conhecer e utilizar de forma coerente os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
Refletir sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas, favorecendo a acessibilidade e a conecção aos múltiplos meios de comunicação.
Analisar a capacidade humana de refletir, analisar e pensar sobre os fenômenos da linguagem, como instrumentos a favor da cidadania.


Ortografia / Polissemia
Reconhecer as regularidades ortográficas e saber utilizar o dicionário para sanar dúvidas quanto às palavras de grafia irregular.
Reconhecimento das regularidades na ortografia de paradigmas morfológicos e contextuais.
Intensificar a fixação e sistematização das regras ortográficas dentro do contexto lingüístico.
Desenvolver habilidades para conhecer as relações bionívocas das letras para grafá-las corretamente.


Notações Léxicas
Acentuar as palavras (conforme nova ortografia) utilizando as regras relacionadas à tonicidade.
Utilizar recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pelo uso de conectivos adequando-os a melhoria das produções textuais.
Analisar relações intravocabulares e intervocabulares pela comparação, observação e pesquisa, superando os exercícios ortográficos;
Análise das relações entre as partes do texto;
Utilização dos recursos do sistema de pontuação e elaboração de hipóteses sobre as funções dos sinais de pontuação;
Construção de microgramáticas (busca de regularidades de funcionamento): ortografia, concordância, etc.
Reescrever de textos, adequando-os à norma padrão no que diz respeito à concordância, flexão, regência, ortografia e acentuação gráfica;
Registrar diferenças e semelhanças entre fala e escrita (influências recíprocas).





Dialogia /Discurso
Organizar textos partindo de palavras, frases, desenho, gravuras,trabalhando coesão e coerência na elaboração dos mesmos.
Expressar-se com clareza, enriquecendo seu vocabulário.
Identificar a linguagem gráfica de modo a expressar-se com clareza e legibilidade.
Conhecer e diferenciar os vários tipos de textos e identificar as suas características funcionais (Ex. textos práticos, informativos, literários, humorísticos, verbais, não verbais...), socializando e compreendendo o contexto em que são produzidos.


Textualidade
Saber comunicar-se corretamente através da escrita individual e coletivamente.
Identificar a linguagem gráfica padrão de modo a expressar-se corretamente, ampliando a coesão e a coerência do seu vocabulário.
Reconhecer a importância em expressar-se corretamente, com clareza e coesão para ser compreendido.
Favorecer a prática da oralidade, da leitura, da análise e da reflexão sobre a língua elevando o nível das produções textuais.


Interdiscursividade/Intertextualidade
Produzir textos orais e escritos de modo correto.
Organizar o pensamento lógico para a melhor efetivação de suas produções textuais.


Polissemia/ Polifonia
Analisar linguisticamente textos diferenciados.
Valorizar a grafia do educando em análise contrastiva com a ortografia de uma escrita letrada.
Construir e desconstruir textos diversos, utilizando-se da gramática contextualizada como forma de apoio para a melhoria da produção textual do aluno.


Matemática

Número:
Identificar em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento os conceitos e procedimentos matemáticos.
Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situação-problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades.
Vivenciar processos de resolução de problemas percebendo que para resolve-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta.
Compreender a matemática como forma de interpretar e atuar no contexto em que se vive.
Saber utilizar as técnicas operatórias e aplicá-las dentro de situações problemas.



Geometria
Conhecer as características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de simetrias, ampliações e reduções.
Analisar as propriedades das formas geométricas por meio de inter-relação entre essas formas e as modificações no plano espacial.

Estatística
Reconhecer diferentes registros gráficos, desenhos, esquemas, escritas numéricas – como recurso para expressar idéias e ajudar a descobrir formas de resolução, comunicando estratégias e resultados.

Medidas
Conhecer e utilizar a terminologia convencional para as unidades mais usuais do Sistema de Medida, comparar e estabelecer relações entre essas diferentes unidades.


Ciências


Corpo Humano:
Desenvolver comportamentos favoráveis a saúde, em relação à alimentação e a higiene pessoal e a agir com responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço em que vive.
Analisar algumas características do corpo e de comportamento dos seres humanos em diferentes fases da sua vida.
Estabelecer relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem.
Compreender o corpo como um todo integrado e sistêmico, nas dimensões biológica, afetiva e social.


Sexualidade
Valorizar o cuidado com o corpo identificando e compreendendo a necessidade de comportamentos favoráveis à saúde em relação ao desenvolvimento da sexualidade
Perceber que a sexualidade humana deve ser considerada nas diferentes fases da vida, compreendendo que é um comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais.


Energia e Tecnologia
Ampliar o conhecimento das diversas formas de energia estabelecendo relações com o avanço tecnológico.
Oferecer subsídios ao educando para que ele perceba que ao mesmo tempo em que a tecnologia avança vertiginosamente assiste-se ao crescimento de problemas sociais e ambientais graves, questionar e promover o desenvolvimento de valores e atitudes favoráveis à construção da cidadania.

Geografia

Espaço Representado
Ler e interpretar os mapas do Brasil e Santa Catarina
Localizar o estado de Santa Catarina no Brasil e no Mundo.
Identificar o espaço catarinense e sua integração
Identificar as principais características de cada microrregião catarinense
Compreender a importância de seu estado e, principalmente, de sua região para o desenvolvimento econômico do país;


Espaço Produzido
Conhecer nossa paisagem natural: aspectos físicos, oposição homem X natureza.
Conhecer os limites físicos do estado e identificar as diferentes formas de regionalização.
Conhecer os aspectos climáticos da nossa região, a vegetação original e a vegetação atual, os recursos hídricos e econômicos.
Caracterizar os tipos de vegetação existente e relacionar aos tipos climáticos e às atividades econômicas do estado.
Conhecer a rede hidrográfica, relacionando com o relevo existente no Estado e analisar a importância dos rios para a economia e para os transportes catarinenses.
Interpretar a dinâmica do estado a partir das diferentes regionalizações agrupando regiões semelhantes quanto á produção econômica e cultural.
Conhecer a formação do território catarinense a partir do povoamento e da fundação de cidades.
Analisar os diferentes níveis de desenvolvimento econômico e social do litoral e do interior.



Meio Ambiente
Relacionar problemas ambientais e exploração econômica da nossa região e do nosso estado.


História

Obs. Nesta disciplina segue apenas os objetivos gerais, visto que relacioná-los aos conceitos proposto pela proposta curricular foi descartada por mim devido a falta de conhecimento para fazê-lo.

Reconhecer-se como sujeito histórico;
Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
Desenvolver habilidades de pesquisa;
Manifestar pensamento autônomo;
Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do Estado de Santa Catarina.
Identificar e localizar acontecimentos em tempos diversos que permita a formulação de explicações para questões do presente e do passado.
Reconhecer e refletir sobre mudanças e permanências relacionadas aos acontecimentos históricos e as experiências humanas que tiveram lugar em tempos e lugares próximos ou distantes.
Identificar e analisar a existência de diferenças e desigualdades sociais, étnicas, sexuais, de gênero, de geração, de classe, dentre outras e como são construídas e estabelecidas em outros tempos e espaços.
Realizar a leitura de fontes históricas confrontando as fontes nas usa mensagens, nas suas intenções, na sua validade.
Questionar transformações e permanências, bem como problematiza-los relacionando-os à sua própria vida e experiências.


2.2 - Metodologias

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
Recortes de jornais e revistas.
Debates.
Brincadeiras.
Cartazes.
CDs áudio.
CD ROM.
Aparelho de som.
Vídeo.
Músicas.
Letras de música.
Mapas.
Jogos variados.
Quebra-cabeça.
Leituras diversificadas.
Lápis de cor.
Materiais de texturas diferentes para colagens.
Rótulo de produtos.
Gibis.
Desenhos.
Gráficos.
Cartolina, etc.
Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros.
Textos literários: poesias, histórias, contos.


2.3 - Avaliação

A avaliação será feita continuamente, observando-se critérios como: participação, assiduidade, interesse a realização das atividades propostas. Acrescente-se a isso que será observada a capacidade que o aluno tem de produzir e interpretar textos coesos e coerentes, dos mais diversos gêneros, contextualizando-se nas múltiplas formas de comunicação que a sociedade utiliza para se expressar e se fazer entender.
Também será realizada através de atividades orais, escritas, grupais ou individuais, organização de dados e tabelas, interpretação de determinadas situações que induzam o aluno a realizar comparações e estabelecer relações, por meio de histórias, figuras, textos, etc.
Vale salientar também que as avaliações ocorrerão através de debates sobre temáticas variadas, provas, testes, pesquisas, colagens, etc.
Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade, atenção;
Verificação das atividades diárias;
Verificação das relações extra - classes, inclusive lição de casa, trabalhos, etc.
Verificação das relações de entendimento de texto e contextos variados;
Verificação das relações descritas nas estratégias;
Auto-avaliação.

2.4 - Combinações Pedagógicas


As combinações pedagógicas foram elaboradas nos primeiros dias de aula, a metodologia utilizada foi trabalho em grupos e em momentos diferenciados. Primeiramente “os alunos se reuniram e elaboraram tópicos pertinentes ao questionamento: “Temos Direito a”...; posteriormente foi dado o próximo questionamento; “ Somos Responsáveis por...”

Segue abaixo na íntegra como ficaram estabelecidas nossas normas de conduta:

“Temos Direito a...”
...a brincar
...a estudar
...ter atendimento médico
...a momentos de lazer
...ter um animal de estimação
...ter um tempo para nós mesmos
...ter nosso material escolar
...ter uma merenda gostosa
...ser respeitados pelos mais velhos


“ Somos Responsáveis por...”
...fazer nossos deveres
...por ir a escola
...por nossos materiais
...pelos trabalhos que fazemos na escola
...pelos nossos brinquedos
...ajudar e respeitar os mais velhos
...cuidar do meio ambiente
...ajudar nossas mães em casa
...cuidar da nossa saúde e da nossa higiene


Além desses tópicos ficaram acertadas as normas de conduta ao sair para passeios e questões diárias como idas ao banheiro, tomar água dentro da sala sem precisar consentimento, a ajuda aos colegas dentro dos limites de colaboração.



2.5 - Referências Bibliográficas

SANTA CATARINA. Resolução n.º 017/99, 13/04/99 do Conselho Estadual de Educação Estabelece as diretrizes para a elaboração do projeto político-pedagógico das Escolas de Educação Básica e Profissional, integrantes do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina. Florianópolis, abr., 1999.
_____. Diretrizes para a organização da prática escolar na Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio
_____. Lei Complementar n.º 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1a a 4a séries - vol. 2). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1a a 4a séries - vol. 3). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1a a 4a séries - vol. 4). Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia (1a a 4a séries - vol. 5). Brasília: MEC/SEF, 1997.

Proposta Curricular da Rede Municipal de Forquilhinha
P.P.P. E.E.B. “José Aléssio”
Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma
Proposta de Diretriz Curricular para Bloco Alfabetizador EF – 9 anos GERED – Criciúma
GANDIN, Danilo & CRUZ, Carlos H Carrilho. Planejamento em Sala de Aula. 7 ed. São Paulo: Loyola, 1983
ALVES, Rubem. Conversas sobre Educação. São Paulo. Editora Verus,2001.
WWW.orkut.com / Comunidade Professores Solidários


2 comentários :

  1. Anônimo12/3/10

    Parabéns. Adorei, vou aplicar nos meus ensinamentos. Obrigada.

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  2. Anônimo19/5/10

    voces estão de parabéns,e melhor ajudam pessoas como eu que esta começando a carreira docente

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