•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

Curso de Culinária



Aprenda novos pratos e introduza uma alimentação
saudável em no seu dia-a-dia.
- Aqui na Unire você participa da confecção dos pratos e participa da degustação. -
*Ministrado pelo Chef Felipe Schmidt*

CULINÁRIA DIET E LIGHT

-Próxima turma: 13 de abril
-TURMAS: 4 segundas-feiras no horário das 18 às 21:00 horas.

Aula 1 - ENTRADAS E SALADAS
Canapé de queijo brie com damasco
Mini bruschetta de tomate seco
Salada de quinoa com frutas
Salada de banana com creme de leite
Crudités com DIPS (molho frio) de abacaxi, iogurte e atum
Kibe cru de abóbora
Berinjela recheada
Salada de manga, camarões e erva doce
4 variações de molho para saladas

Aula 2 - SOPAS, CALDOS e RISOTOS
Sopa fria de beterraba
Minestrone de legumes
Sopa de batatas com shitake
Creme de mandioquinha com queijo coalho
Canja
Creme de espinafre
Risoto 7 grãos
Hamburguer de carne de soja
Wrap vegetariano

Aula 3 - PRATOS PRINCIPAIS
Frango ao molho de espinafre
Salmão ao molho de maracujá
Legumes cozidos
Batatas ao Curry
Pilaf de abobrinha
Panqueca integral com recheio de ricota
Nhoque de ricota com espinafre

Aula 4 - SOBREMESAS
Panqueca integral doce (light)
Salada de frutas (diet / light)
Quiche integral de banana com maçã verde e açúcar mascavo (light)
Biscoitos de canela (light)
Cookies de aveia chocolate (diet)
Cooler de acerola
Torta de aveia com Banana

Valor: R$ 300,00


Reservas e Inscrições
11 5575 6300
www.udh.com.br

Beba Leite - Click e doe



http://www.maisatitude.com.br/uploads/img49a59c7e5b07f.jpg

Você já fez a sua boa ação hoje?
Em apenas um minuto e sem gastar um centavo você pode ajudar os internos da Kibô-no-Iê, entidade que cuida de deficientes intelectuais.
Trata-se da campanha Beba Leite, patrocinada pela Tetrapak. Você acessa o site www.bebaleite.com.br, se cadastra e com apenas um clique pode doar 50 ml por dia...
Não, este não é mais um daqueles e-mails duvidosos. Eu mesma fiz o contato a Tetrapak e consegui incluir a Kibô... Foi uma espera de uma ano!!!
A entidade vai ser beneficiada com a doações a partir de hoje (16 de fevereiro) até o final de março...
Repassem este e-mail para o maior número de pessoas que conseguirem... E façam suas doações diariamente! Vamos garantir o leitinho destas pessoas especiais...

Conheçam o trabalho sério da Kibô-no-Iê no site www.kibonoie.org.br
Até mais,

Mônica

O QUE É PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?



• Documento legal e político que define a identidade e a missão institucional;
• Acordo coletivo que anuncia as intenções, aonde se quer chegar;
• Elenco de valores na visão de mundo dos agentes;
• Conjunto de proposições que define: princípios, funcionamento institucional, metas, prioridades, medidas, referências para o trabalho, perspectivas e proposições.
O Projeto é justamente um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica. E, o que é essencial, participativa.

2.PARA QUE SERVE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?

Ao desenvolvê-lo, através de um planejamento participativo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, sua visões de mundo, de educação e conhecimento, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação.
É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.

3.QUAL O CONCEITO QUE A DIREÇÃO/ COORDENAÇÃO/ PROFESSOR TEM DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?

A coordenação exerce uma função imprescindível, pois tem a tarefa de (co)ordenar as ações do coletivo com o objetivo de registrar os resultados do processo reflexivo e as decisões tomadas, garantir que os encontros para as discussões, análises, reflexões e estudos não se percam no esquecimento, caso não sejam sistematizados, organizadas e formalizadas com base no referendo do coletivo.

4. EM QUAL MOMENTO OCORRE A ELABORAÇÃO DESSE PROJETO?
O primeiro passo para começar a planejar a elaboração do projeto político-pedagógico é mobilizar a comunidade escolar, analisar em que contexto a escola está inserida. Para assim, definir e explicitar com que tipo de sociedade a escola se compromete, que tipo de sujeitos ela buscará formar e qual a sua intencionalidade política, social, cultural e educativa. Esta assunção permite clarear os critérios de ação para planejar como se deseja a escola no que se refere à dimensão pedagógica, comunitária e administrativa.

5. QUEM PARTICIPA DE SUA ELABORAÇÃO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?

Para ser legítimo, o projeto Político Pedagógico precisa ter a participação de toda a comunidade educativa diretamente ou por representatividade também legítima e democrática.

“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada comunidade escolar em assumir a sua ’cara’ tanto para dentro, nas menores manifestações de seu cotidiano, quanto para fora, no contexto histórico em que ela se insere”. Moacir Gadotti & José Eustáquio Romão.

6. QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA?
A partir dos estudos de Vasconcelos (2006) e Cardoso (2007), os seguintes fatores merecem atenção especial, sob pena de prejudicar total ou parcialmente o Projeto:
 Perfeccionismo: querer chegar a um texto extremamente preciso e correto;
 Falta de esperança/confiança na instituição: “ não adianta falar que nada vai acontecer mesmo”
 Imediatismo: ter pressa, não querer”perder tempo” com as discussões;
 Comodismo por parte dos sujeitos: não quererem a desacomodação que poderá vir em decorrência da concretização das idéias ali colocadas;
 Falta de exercício democrático na escola;
 Falta de experiência de caminhada comum, enquanto grupo, devido à rotatividade das pessoas da instituição;
 Formalismo: perigo de reduzir o Projeto a uma seqüência de passos, a simplesmente elaborar um documento, sem vida, sem significado, sem envolvimento com as idéias, com as propostas;
 Nominalismo: achar que definir uma linha de trabalho para a escola é se “filiar” a alguma concepção corrente ( educação libertadora , construtivismo , etc);
 Falta de condições objetivas de espaço-tempo para encontro, reflexão, elaboração e acompanhamento.

Ao detectar algum desses fatores, é imprescindível enfrentá-lo com estratégias adequadas para sua superação.


Silvia Regina de Campos Brito
Coordenadora Pedagógica
15 anos de magistério
E.M.Mundo Encantado
Itapevi

Portugues - atividade: Textos diversos



A SEMENTINHA


DORMINDO NO SILÊNCIO DA TERRA FOFINHA ESTAVA EU, UMA SEMENTINHA.
O SOL SEMPRE ME AQUECIA E MUITAS VEZES A CHUVA, DANDO SINAL LÁ DO CÉU, DESCIA.
DESPERTEI DAQUELE SONO E ESPREGUICEI-ME.
LANCEI AO AR A PRIMEIRA FOLHINHA E, EM SEGUIDA, MUITAS OUTRAS...
SABEM QUEM SOU AGORA?
SOU UMA BONITA ALFACE DE FOLHAS MACIAS E VERDINHAS.
COM CERTEZA NA SUA DELICIOSA SALADA AINDA ESTAREI UM DIA.



A RAPOSA E O MACACO

A RAPOSA TINHA ESPERANÇA DE ALMOÇAR O MACACO. POR ISSO, ELA FEZ COM QUE O MACACO RECEBESSE A NOTÍCIA DE SEU FALECIMENTO.
O MACACO, ESPERTO COMO É, PERCEBEU QUE SÓ PODERIA SER UMA CILADA.
COM MUITA CONFIANÇA, DECIDIU PREGAR UMA PEÇA NA “AMIGA” TRAPACEIRA.
PARA ISSO, CAVOU UM BURACO FUNDO COMO UM POÇO, PERTO DE ONDE A RAPOSA ESTAVA DEITADA.
DEU O MAIOR CANSAÇO, MAS O MACACO PENSOU:
— VAI VALER A PENA.
CHAMOU A BICHARADA E ANUNCIOU BEM ALTO:
— RAPOSA QUANDO MORRE FICA CEGA, LEVANTA-SE, BALANÇA A CABEÇA E DÁ CINCO PASSOS. SÓ DEPOIS DISSO É QUE MORRE PRA SEMPRE.
A RAPOSA, OUVINDO AQUILO, LEVANTOU-SE DE OLHOS FECHADOS, BALANÇOU A CABEÇA E INICIOU A ANDANÇA.
NO TERCEIRO PASSO, A BOBALHONA CAIU NO BURACO, MATANDO TODOS OS BICHOS... DE TANTO RIR.




O PERCEVEJO CINZA
GRAÇA BATITUCI

CECÍLIO, O PERCEVEJO CINZA, MONTOU UMA OFICINA LONGE DA CIDADE.
LÁ ELE FAZ DE TUDO: CONSERTA BICICLETA, FAZ BACIAS, CINZEIROS E OUTROS OBJETOS DE CERÂMICA.
SUAS MELHORES FREGUESAS SÃO A CIGARRA CELESTE E A FILHA DA CEGONHA CELINA, QUE É UMA MOCINHA PRENDADA E MUITO PACIENTE.
ELAS DÃO PREFERÊNCIA PARA O CECÍLIO, PORQUE ELE É MUITO EFICIENTE E SEMPRE DÁ RECIBO PELOS SERVIÇOS QUE FAZ.

Portugues - atividade: Textos com Cedilha "Ç"



PALHAÇO

É UMA PALAVRA COLORIDA,
QUE DANÇA, REBOLA,
SACODE A PANÇA,
SALTA E TOMBA,
BATE E ESFOLA
TODA A POUPANÇA.
ELIAS JOSÉ





O PALHAÇO

QUE ROSTO SERÁ QUE SE ESCONDE
ATRÁS DO ROSTO DO PALHAÇO?
SERÁ QUE NÃO SE CANSA
DE FAZER TANTA GRAÇA?
ONDE SERÁ QUE ARRUMA ESPAÇO
PARA GUARDAR TANTA DANÇA?
SERÁ QUE TEM UM ARMÁRIO
ESCONDIDO BEM NO PEITO?
SERÁ QUE LEVA UMA VIDA
SEMPRE RINDO DESSE JEITO?
OU SERÁ QUE ÀS VEZES TAMBÉM SENTE
UMA TRISTEZA DANADA?
ROSEANA MURRAY

O CAROÇO
MARIA DINORAH

NO FUNDO DO POÇO
SURGIU UM CAROÇO.

CHAMARAM O MOÇO
PRA VER O CAROÇO
DO FUNDO DO POÇO.

SERÁ QUE O CAROÇO
DO FUNDO DO POÇO
É FEITO DE OSSO?

CUIDADO, SEU MOÇO!
NÃO QUEBRE O CAROÇO!

DO FUNDO DO POÇO
O POBRE DO MOÇO
RETIRA O CAROÇO.

TINHA QUATRO PATAS
E UMA CABECINHA.

E ERA APENAS
A TARTARUGUINHA
DA VIZINHA.

O PALHAÇO FUMAÇA

O PALHAÇO FUMAÇA
É UMA GRAÇA!
ELE É PESCOÇUDO,
SURDO E CABEÇUDO.
ELE TEM ...
UM JEITÃO DESENGONÇADO,
UM CHAPÉU ENGRAÇADO,
UMA CALÇA AMARROTADA.
ELE VIVE SEMPRE CERCADO
POR TODA A CRIANÇADA
QUE ADORA SUA PALHAÇADA.

O PASSEIO

LÁ VEM O TREM!…
PASSA AÇUDE, PASSA ROÇA
E TAMBÉM A PASSARADA.
PASSA GARÇA E CARROÇA,
PASSA MOÇA ASSANHADA.
PIUÍ!…PIUÍ!…
PASSAGEIROS NA JANELA
OLHAM TUDO COM ATENÇÃO.
E O TRENZINHO ANUNCIA
QUE CHEGOU NA ESTAÇÃO.

Milho de Pipoca - texto para festa junina



Sugestão de texto para Festa Junina

na Educação Infantil



Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre".
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando
passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida
inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não
percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação
que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um
filho, o pai, a mãe, perder emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro:
pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há
sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui.
Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre
pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que
sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma,
ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a
transformação que está sendo preparada para ela.


VEJA TAMBÉM



A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo
poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma
outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a
estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se
recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do
que o jeito delas serem.

A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto,
o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se
transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para
ninguém.

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.


E aí, o que vai escolher para sua vida? Ficar com a casca dura ou se abrir para conhecer o que há de mais belo no mundo?
Pense...
O momento é agora...
A vida não é uma passagem...
É o momento que você vive, o agora...
E você está tendo a oportunidade de modificá-lo!!!


Extraído do livro
"O amor que acende a lua" de Rubem Alves

Educacao - ensino de matematica



A

Evolução da Educação

.

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas
Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes
de iniciar as aulas..

Leiam o relato de uma

Professora de Matemática

:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$
20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavo s, para evitar receber ainda mais
moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos
enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem
entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi
assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual
a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$
80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro
descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não
precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com
que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a
professora provocou traumas na criança.

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta
melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos
melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!

Mais Atividades para Educação Infantil