•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

festival Abeuni - Garanta seu convite antecipado!



Está chegando o III Festival Abeuni...
Festa destinada a arrecadar fundos para a ABEUNI continuar com seus projetos assistenciais!! Venha e ajude a construir um mundo melhor!!!

Quando: 14 de Setembro (Domingo) das 11h às 18h!

Onde: Colégio Santa Amália - Av. Jabaquara, 1673 (Ao lado da estação Saúde do Metrô)

Quanto: R$5,00 (Antecipado) / R$7,00 (Na porta)
Lembrando que menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam

O que vai ter:
- Taiko
- Joe Hirata
- The Face + Soulbase
- Banda
- Yossakoi
- Exposição
- Games
- Mangá
- Bazar
- Espaço Criança
- Comidas típicas (Yakisoba | Tempurá | Guioza | Espetinho de camarão | Pastel | Crepe e Waffle | Doces | Algodão doce | Churrasco e Onigiri)
- E muito mais

Chamem seus parentes, amigos!

www.abeuni.org.br/festival

LHC Rap






para lembrar os velhos tempos em que eu escrevia por aqui, selecionei a último grande feito da ciência. O LHC é "explicado" em forma de RAP neste pequeno vídeo. É só pra deixar os NERDS felizes.

DESCREVENDO FORMAS



OBJETIVO : trabalhar a capacidade de comunicação e entendimento da mensagem.

MATERIAL : sucata, formas geométricas, revistas, sulfite e lápis.

DESENVOLVIMENTO : dividir os participantes em duplas. Um dos participantes escolhe uma sucata ou forma geométrica, observa-a atentamente e a oculta, de forma que seu parceiro não a veja. Aquele que escolheu o objeto deve descrevê-lo para seu colega, que pode fazer perguntas para conseguir mais pistas. Aquele que está descrevendo o objeto deve ser orientado a dizer apenas uma informação por vez. Quando este descobrir qual era o objeto, invertem-se os papéis.

VARIAÇÃO :

1- a descrição pode ser feita através de antônimos, ou seja, dizendo o que o objeto não é.

2- participantes posicionam-se um na frente do outro, com um anteparo entre eles. Um dos participantes escolhe uma figura na revista. Esta figura deverá então ser ditada (descrita) para o colega que irá reproduzi-la (desenhá-la) na folha. Ao final retira-se o anteparo e verifica-se como ficou o trabalho. Caso haja tempo, é interessante repetir a atividade invertendo-se os papéis.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :

1. Como foi ter a informação e passá-la aos poucos?
2. O trabalho saiu da forma que você imaginou que sairia ao ditá-la? O que deu errado? Por que?
3. Como foi receber as informações sem ter noção do que sairia no final?
4. De que outra maneira seu colega poderia ter procedido para que a comunicação fosse mais eficaz?
5. Como é a transmissão das informações em sua empresa? Ela é semelhante a que ocorreu aqui? Ocorrem os mesmos problemas? Em que situações? Como você sente-se em relação a isto?

SAUDAÇÕES



SAUDAÇÕES

Objetivos: Integração, sociabilização, comunicação, descontração

Participantes: 20 pessoas

Recursos: Filipetas com nomes participantes ilustres, caixinha ou similar.

Tempo: 25 min

Instruções

Dois participantes saem da sala.

No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens ”ilustres”, mas invisíveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do país, jornalistas, cantores, artistas, etc.).

Aqueles que saíram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens.

Os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários e o restante do grupo tentará adivinhar quem são.

O grupo terá dois minutos para fazer a descoberta.

Após o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.

ANJO DA GUARDA



Objetivos: Integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, descontração

Participantes: Indefinido

Recursos: Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar.

Tempo: Indefinido

Instruções

O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa.

Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto).

Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.

Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo.

Os nomes não devem ser revelados até o término do jogo.

O papel de cada anjo é de aproximar-se, dar atenção e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo.

A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido.

Ao final, cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo.

VARIAÇÃO:

Esta dinâmica pode ser aplicada em viagens, cursos e reuniões nos quais os participantes permanecem juntos por período de tempo relativamente longo.

PERGUNTE DIFERENTE



PERGUNTE DIFERENTE

Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.

Participantes: 20 pessoas

Recursos: Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.

Tempo: 30min

Instruções

1º momento

O grupo deve se organizar em círculo.

O Facilitador coloca o CD com músicas diversas (lentas e agitadas)

Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento.

Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações.

O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta.

Assim sucessivamente até o término.

2º momento

Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.

VARIAÇÕES:

Esta dinâmica pode ser aplicada após uma aula / palestra / seminário, objetivando verificar a retenção dos conceitos e/ou avaliação do dia através das perguntas.



Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.

Participantes: 20 pessoas

Recursos: Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.

Tempo: 30min

Instruções

1º momento

O grupo deve se organizar em círculo.

O Facilitador coloca o CD com músicas diversas (lentas e agitadas)

Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento.

Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações.

O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta.

Assim sucessivamente até o término.

2º momento

Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.

VARIAÇÕES:

Esta dinâmica pode ser aplicada após uma aula / palestra / seminário, objetivando verificar a retenção dos conceitos e/ou avaliação do dia através das perguntas.

QUEM FOI O AUTOR



Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, criatividade, integração.

Participantes: 20 participantes

Recursos: Filipetas em branco, canetas, caixinha, música, cartolina branca, durex ou fita crepe.

Tempo: 40 min.

Instruções

1º Momento

Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo parágrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas próprias idéias.

Depois, deve copiá-lo na segunda filipeta.

Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que as deposita em uma caixinha ou similar.

Cada membro do grupo sorteia um parágrafo e sai em busca daquele que o escreveu.

Quando encontrada, a cópia é entregue àquele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador.

2º Momento

Quando todos os parágrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem:

 Impressões obtidas.
 Dificuldades na elaboração dos parágrafos e na busca dos pares.
 Comentário sobre aquilo que escreveram.
 O que o texto despertou em cada um.
 Aprendizagem e contribuições.

O Facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.

VARIAÇÃO:

Esta dinâmica pode ser aplicada após a leitura de um ou mais textos. É um exercício que facilita sobremaneira a retenção de conteúdos teóricos e conceituais.

REDAÇÃO EM CORRENTE



Objetivos: Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese.

Participantes: Até 20 participantes

Recursos: Sulfite

Tempo: 15 min

Instruções:

Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redação (por exemplo: EU, NÓS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO, etc.).

Cada participante contribui com a redação, colocando uma palavra ou pequena frase que dê continuidade. Sucessivamente, todos os participantes escrevem.

O exercício se encerra após avaliação do que foi escrito.

VARIAÇÕES:

 Fazer o exercício verbalmente.
 Direcionar a redação para fixação ou avaliação da retenção de conhecimentos teóricos.

MINHA VIDA PELAS FIGURAS



Objetivos: Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.

Participantes: 10

Recursos: Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.

Tempo: 50 min

Instruções

Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos.

Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica.

Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha.

Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.

VARIAÇÃO:

Pode-se eliminar a fase de reflexão individual

brincadeira do varal



Como fazer a beincadeira do varal?

É uma brincadeira muito fácil, rápida de ser executada e pode ser feita com muitos participantes. A vantagem é que não precisa de materiais caros e é muito boa para fazer as pessoas refletirem.


Objetivos: Integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si
http://observador.blogbrasil.com/varal_de_bloguesWEB.jpg


Participantes: 10 participantes

Recursos: Sulfite, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel

Tempo: 40 min

Instruções

Individualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação.

"Pendurar" cada sulfite num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes.

Os participantes observam cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais.

Após escolha dos papéis, solicitar que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentação.

Posteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação.

Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha / identificação com aquelas características.

O TRABALHO EM EQUIPE É EFICAZ ?



A aplicação da técnica inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante.Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.

Objetivo da atividade: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

APRESENTAÇÃO AOS PARES



Objetivos: Integração, interação, apresentação, descontração, relacionamento interpessoal, aquecimento, observação/concentração, comunicação.

Participantes: 14 pessoas

Recursos: Nenhum

Tempo: 60 minutos, sendo 10 de apresentação na dupla

Instruções

Aos pares (A e B) os participantes se acomodam pela sala.

Buscar conhecer o companheiro (nome, idade, estado civil, filhos, escolaridade, objetivos no evento, empresa que atua, "hobby").

Após o tempo de apresentação no par o companheiro "A" apresenta o companheiro "B" ao grupo, e vice-versa.

Importante clima descontraído e aberto a perguntas sem, contudo, sair do objetivo de apresentação. O exercício se encerra com apresentação de todos.

VARIAÇÃO: a apresentação pode ser feita pelo "apresentador" em 1a. pessoa: "Eu sou André, meu "hobby" preferido é...".

Oficina de Contação de Histórias



Venha viajar nas asas desta arte milenar, responsável por propagar valores sociais e universais.

Data: 20 de setembro de 2008 (sábado)
Das 8h30 às 13h
Local: Movimento Humanista - Rua Dr. Cesário Mota Junior, 429, 1º andar Santa Cecília (próximo dos metrôs Santa Cecília e República)
Inscrição: R$ 20,00 / R$ 10,00 para professores e estudantes (incluídos coffee break, material impresso e certificado de participação)
A inscrição deve ser formalizada por meio de depósito até o dia 15 de setembro de 2008 em uma das seguintes contas:
Itaú - ag. 3130 - c/c 13640-5
Santander/Banespa - ag. 0245 - c/c 01-013234-5

Mais informações: (11) 3685-4862 / (11) 9841-3482 / pepe@pebhistorias.com.br
Site: www.pebhistorias.com.br
Blog: pebhistorias.blogspot.com
Com Penelope Brito

Penelope é formada bacharel em letras pela Universidade de São Paulo, na qual freqüentou aulas optativas de literatura infantil e juvenil durante dois anos. Participou de congressos sobre Educação, de workshops sobre narrativa oral, contação de histórias, mitologia oriental e de encontros de contadores de histórias.
Estudou, por um ano, técnicas teatrais no Sesi Mogi das Cruzes (SP) e desenvolve oficinas voluntárias de contação de histórias para o Movimento Humanista de São Paulo, na região central da cidade.
Trabalha como editora de livros didáticos; é revisora, e criou, com Barbara Sales, a P&B Contação de Histórias, que possibilita ampliar os horizontes nos estudos de contação, praticar a arte em festas e eventos e trocar idéias e informações com contadores de diversas partes do país.

Mais Atividades para Educação Infantil