•Atividade Dia da Criança•Atividades de Natal•Consciência Negra
Atividades para Educação Infantil é um site de professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre projetos educacionais, dinâmicas de grupo, atividades de matemática, brincadeiras, atividades para datas comemorativas, atividades prontas e para imprimir. Você também pode participar ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Atividades Educativas, você encontra aqui.

astromia para educação infantil



Conhecendo as constelações






Junho de 2006

Nomes:

Eduardo Takashi Watanabe

Érica Sousa Miguel

Profa.: Jane Gregorio-Hetem



O que é constelação?

Constelação é o nome de um padrão aparente de estrelas no céu noturno. Desde a Antiguidade, associaram-se figuras de seres humanos, animais e objetos a estes padrões ou “agrupamentos” de estrelas. Com o passar do tempo, as constelações foram sendo modificadas e novas constelações foram imaginadas. Uma mesma estrela podia pertencer a mais de uma constelação, pois diferentes culturas percebiam padrões diferentes no céu.

Isto não era muito prático se alguém quisesse usar as constelações para orientação espacial. Em 1929, a IAU (International Astronomical Union) definiu 88 constelações, conhecidas hoje como as constelações oficiais. Elas têm a principal função de delimitar regiões no céu para facilitar a localização dos objetos celestes.

A maioria das constelações oficiais originaram-se de um grupo de 48 constelações listadas por volta do final do século 2, pelo astrônomo grego Ptolomeu, na obra Almagesto. Alguns exemplos são Andrômeda, Órion, Cão Maior e Centauro. Mas nem todas as constelações são visíveis da Grécia. Por isto há constelações oficiais com origem em outras culturas antigas, como a egípcia, e outras ainda que só foram definidas nos séculos 17 e 18. Por volta de 1752, por exemplo, após uma visita ao Cabo da Boa Esperança, o astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille preencheu o céu meridional com algumas novas constelações, a maioria representando instrumentos utilizados na ciência e nas artes, como o Octans (octante) e o Telescopium (telescópio). Ele também separou a constelação grega de Argo Navis em três partes: Carina, Puppis e Vela.

Qual a importância das constelações?

As constelações já foram usadas como guias para a navegação, como indicadores das estações do ano (auxiliando na agricultura), e também para facilitar a localização de estrelas importantes.

O fato de que algumas constelações são visíveis em um hemisfério e não são visíveis em outro foi usado pelos antigos gregos como um dos argumentos de que a Terra é redonda.

Hoje os astrônomos ainda usam as constelações como uma forma prática de localizar certa região do céu.

As Atividades

Objetivos

Um dos objetivos das atividades propostas é que os alunos aprendam a utilizar conceitos científicos básicos relacionados ao tema, como, por exemplo, estrela, constelação, magnitude aparente e eclíptica.

É importante que haja a valorização dos conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes.

Os alunos também terão a oportunidade de se familiarizar com os nomes de algumas constelações e suas principais estrelas.

As atividades propostas podem ser preparatórias para uma atividade de campo. Uma vez que os alunos já se familiarizaram com algumas constelações, sua identificação no céu fica bem mais fácil.

Por fim, os alunos serão incentivados a usar a criatividade. Também exercitarão a expressão nas linguagens escrita e oral.

Primeira atividade: Desenhando com as estrelas

Material necessário

  • Uma folha com a imagem das constelações de Órion, Cão Maior e Lepus, com as estrelas claras e o fundo escuro.


  • Uma folha para cada aluno com as constelações de Órion, Cão Maior e Lepus, com as estrelas em preto e o fundo em branco.


  • Uma folha com as constelações e as linhas imaginárias que ligam as estrelas.

  • Lápis e borracha e régua para cada aluno.

Aplicação da atividade

O professor mostrará aos alunos a folha com as estrelas claras e o fundo preto, e explicará que é uma reprodução de uma região do céu noturno. O professor entregará as folhas dos alunos, falando que se trata da mesma região do céu, só que com as cores invertidas. Pedirá então que os alunos usem a criatividade e liguem os pontos para formar pelo menos duas figuras na folha. Depois, eles terão que inventar e escrever uma história que tenha como personagens as figuras desenhadas.

O professor pede que alguns alunos leiam, de preferência voluntariamente, a história que inventaram.

O professor, então, conta que os gregos também inventaram uma história para aquelas estrelas, mostra a folha com as linhas e conta a história de Órion. É o momento, também, de explicar o que é constelação.

Órion, Lepus, Canis Major e a Mão dos Lakota

Os gregos associaram um padrão de estrelas ao mito de Órion. Órion era um caçador muito forte e bonito. Ele era tão bom que foi contratado pelo rei Oenopion para matar animais ferozes que aterrorizavam os moradores da ilha de Chios. Feliz com seu desempenho, Órion disse que mataria todos os animais selvagens da Terra. A Deusa Gaia, protetora da Terra, não gostou da intenção de Órion e mandou um enorme escorpião matá-lo. Logo após aferroar o calcanhar do guerreiro, o escorpião foi esmagado. Os dois morreram e foram mandados para o céu.

No céu, próximo a Órion, temos o Cão Maior, que era um dos grandes cães de caça de Órion, que o acompanha na caça de uma lebre (Lepus).

O povo Lakota conta outra história com as estrelas da constelação de Órion. Para este povo, naquela região está a constelação da Mão, e representa o braço de um grande chefe dos Lakotas. Os deuses queriam punir o líder Lakota por causa de seu egoísmo, e pediram que o Povo do Trovão lhe cortasse o braço. A filha do líder se ofereceu para casar com quem pudesse recuperar o braço de seu pai.

Estrela Cadente, um jovem guerreiro, cujo pai era uma estrela e a mãe era humana, devolveu o braço ao líder e casou-se com a filha. O retorno do braço simboliza a harmonia entre os deuses e o povo, com a ajuda da geração mais nova.

O dedo indicador é a estrela Rigel, e o polegar é a nebulosa de Órion. O conjunto das três Marias é o pulso.






Segunda atividade: As constelações zodiacais

Material necessário

  • Cinco conjuntos com doze cartas cada. Cada carta contém uma constelação zodiacal (com o nome da constelação e as linhas imaginárias).

Aplicação da atividade

O professor divide a classe em cinco grupos, e entrega para cada grupo um conjunto de doze cartas. O professor diz que estas constelações são chamadas de zodiacais, as mesmas que se referem aos signos do zodíaco, e pede que os alunos as coloquem em ordem.

Depois que pelo menos três grupos tiverem terminado, um aluno por grupo fala em voz alta a seqüência montada. Deve-se dar a oportunidade para que os grupos interajam se houver alguma discrepância nas seqüências montadas.

O professor, então, explica o que são as constelações zodiacais, explicando também o que é a eclíptica e que estas constelações se repetem no período de aproximadamente um ano.

Divide-se a sala em doze grupos e pede-se que cada grupo pesquise a mitologia de uma das constelações zodiacais, que depois será apresentada na forma de exposição oral para os demais alunos.

O professor, se quiser, pode falar sobre a décima terceira constelação zodiacal, o Ophiuchus, ou Serpentário. O movimento anual aparente do Sol também passa por esta constelação, embora ela não tenha um signo correspondente na astrologia.

As constelações zodiacais

O zodíaco é uma faixa do céu limitada por dois paralelos de latitude celeste: um a 8° ao norte e o outro a 8° ao sul da Eclíptica, que é o círculo máximo da Esfera Celeste que representa o movimento aparente anual do Sol.

Na faixa zodiacal, encontram-se 24 constelações. Algumas estão totalmente inclusas, como as 13 atravessadas pelo Sol, e outras estão parcialmente inseridas nessa faixa.

A faixa zodiacal teve importância para quase todos os povos da Antigüidade pela presença dos astros que se movimentavam no céu, em especial do Sol, cuja posição determinava o início e o transcurso das estações do ano.

Uso de Softwares de Astronomia

Através do trabalho realizado entramos em contato com diversos softwares de astronomia, os programas utilizados na elaboração deste trabalho foram de extrema utilidade para a elaboração das atividades propostas.

O software principal utilizado foi o Celestia, programa de licença freeware, grátis, que pode ser instalado em qualquer computador. O programa oferece diversos recursos para a observação das estrelas, constelações e planetas.

Outro programa que chegamos a explorar parcialmente foi o Stellarium, também de instalação gratuita, porém esse programa se mostrou muito pesado e lento, em compensação possui muitos recursos interessantes.

E por ultimo, mas não menos interessante, o Cartes du Ciel, ele pode ser facilmente instalado e manipulado em máquinas simples, esse é o programa mais simples graficamente.

* Imagem gerada através do software Celestia, Discovery em órbita terrestre sobre a Terra.

* Constelação de Capricórnio em observação através do software Stellarium

* Constelações vistas através do software Cartes du Ciel

Atividade

Uma sugestão de atividade é levar os alunos a conhecer esses programas, assim podem ter contato com a astronomia de uma forma mais interativa, literalmente passeando entre os planetas e estrelas. Também podem ser realizadas demonstrações como forma de fechamento das atividades apresentadas anteriormente, levando ao aluno um fechamento de idéias e fixação do conteúdo apresentado.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Nova Enciclopédia Ilustrada Folha. Vol. 1. São Paulo, Publifolha, 1996.

www.iau.org

http://chandra.harvard.edu/photo/constellations/index.html

http://imagine.gsfc.nasa.gov/

http://www.astro.wisc.edu/~dolan/constellations/

http://www.deep-sky.org

http://www.seasky.org/pictures/sky7b.html

http://www.shatters.net/celestia/

http://www.stellarium.org/

http://www.uranometrianova.pro.br/historia/Mitos/abertura.htm

Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos

ano novo chines



Olá Pessoal!!
XIN NIAN KUAI LE (Feliz Ano novo em Chinês)
Convidamos para 3ª Festa do Ano novo Chinês neste final de semana, dia 26 e 27 de janeiro de 2008 no Bairro da Liberdade. Mais um evento apoiado pelo William Woo
Um grandioso evento de Cultura Chinesa!
Maiores informações e programação no site: www.anonovochines.org.br
Um grande abraço e XIN NIAN KUAI LE,

Roberto Sekiya
Assessor Parlamentar
Deputado Federal William Woo
www.williamwoo.com.br


Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook

Novos Cursos



28/01-Curso TANGRAM-Construindo nomes com Tangram
28/01-Tarde Curso A dobradura é uma arte que encanta: flores
29/01- Manhã Seminário O que é TDA e TDA/H?
29/01-Tarde Curso Adulto mediador e o processo de avaliação na Educação Infantil
30/01-Manhã Curso Construindo Esculturas de papel
30/01-Tarde Curso Dança Educativa no universo escolar
31/01-Manhã Seminário Inclusão: propostas para (re)inventar a escola
31/01- Tarde Seminário Como lidar com as diferenças na sala de aula

INSCRIÇÕES(reserva de vagas): telefone: (11) 6864-3616/3926-3616/6647-0330 ou por email: contato@interativavirtual.com.br
Envie a sua inscrição agora mesmo!

Valor:1 curso: R$17,00; acima de 2 cursos: R$15,00! (sem apostila). A apostila é OPCIONAL. Custo de R$2,00 cada.

Você pode fazer os cursos avulsos de 4 horas, ou então montar seus pacotes de 20 ou 44 horas! Pagamento Facilitado!

ESPAÇO INTERATIVA: Rua Salvador de Lima, 17 - São Paulo / SP - COLADO COM O METRÔ CARRÃO!

Horário dos cursos: MANHÃ: das 8h30 às 12h30; TARDE: das 13h30 às 17h30.

PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL: Todos Certificados entregues no dia do curso, tudo certo, cadastrado, gerfuncado, atendem à legislação para validação quanto à evolução funcional e estágio universitário e uma proposta muito mais dinâmica e prazerosa.

Site: www.interativavirtual.com.br

Venha conhecer, se inscreva e participe!! O pagamento pode ser feito no dia do curso.


Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook

novidades para 2008



olá a tdos

depois de um periodo de ferias, ví q já estão a procura de material para o início do ano letivo né?
a minha ausencia da administração do blog se deve a outros compromissos, mas creio que o blog está bem abastecido de informações. Tdas as seções estão funcionando. E se você está atrás de projetos pedagógicos, atividades para o primeiro dia de aula, aguarde. em breve retomarei ao ritmo normal.

Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos

como as pipocas estouram?



[pipoca] 
comendo pipocas pensei:

mas como que as pipocas estouram? veja com calma este video abaixo e leia a explicação a seguir



a resposta disso eu lembro ter visto no beakman ou nesses programas de ciências na TV e não é nada complicada.

o milhozinho da pipocazinha, tem um gotinha de aguinha que dá uma fervidinha e quando não dá mais pra segurar, faz uma pressãozinha! e dá uma estouradinha!

Bingo Matemático



Aprenda brincando as 4 operações matemáticas!

Material:
24 cartelas (em anexo)
90 pedras numeradas - De 01 à 90 (pode ser em EVA, ou use a criatividade)
168 pedras para marcação (no mínimo)
01 saquinho de sorteio.

Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos

Objetivo: Servir de apoio para a criança, ensinando de forma divertida as 4 operações matemáticas.

Como jogar:

Coloque as cartelas numeradas no centro da mesa com os números voltados para baixo e embaralhe-as.
Na seqüência, cada jogador deve retirar para si uma cartela numerada e deixá-la em sua frente.
As cartas que sobrarem devem ficar fora da partida.
Coloque todas as pedras numeradas (EVA) dentro do saquinho para o sorteio.
As 168 pedras para as marcações dos resultados nas cartelas devem estar posicionadas em um canto de fácil acesso ou,
cada jogador poderá retirar 10 peças para marcar.
Para dar início a partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.
Sugerimos que o participante mais velho fique com o saquinho com as pedras numeradas, que falará em voz alta o número sorteado.
Também, deverá conferir os resultados dos participantes que completarem suas cartelas.

Vencedor:
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.

http://img264.imageshack.us/img264/7595/b01sk9.jpg

Imagens das Cartelas

Cartela 01 http://img264.imageshack.us/img264/7595/b01sk9.jpg

Cartela 02 http://img295.imageshack.us/img295/8081/b02gk0.jpg

Cartela 03 http://img171.imageshack.us/img171/3193/b03vk3.jpg

Cartela 04 http://img295.imageshack.us/img295/1559/b04zp8.jpg

Como copiar as imagens e formatar no word

Clique no link, caso queira amplie a imagem.

Depois abra um novo documento do word e dê enter duas vezes

---> Inserir caixa de texto

---> Clique dentro da caixa de texto e vá em inserir imagens

---> Formate da maneira que você achar melhor

Existem outros caminhos, mas esse é o caminho que mais me adapto porque posso formatar a imagem dentro da caixa de texto

BINGO MATEMÁTICO - parte 02

.
Aprenda brincando as 4 operações matemáticas!

Material:
24 cartelas (em anexo)
90 pedras numeradas - De 01 à 90 (pode ser em EVA, ou use a criatividade)
168 pedras para marcação (no mínimo)
01 saquinho de sorteio.

Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos

Objetivo: Servir de apoio para a criança, ensinando de forma divertida as 4 operações matemáticas.

Como jogar:

Coloque as cartelas numeradas no centro da mesa com os números voltados para baixo e embaralhe-as.
Na seqüência, cada jogador deve retirar para si uma cartela numerada e deixá-la em sua frente.
As cartas que sobrarem devem ficar fora da partida.
Coloque todas as pedras numeradas (EVA) dentro do saquinho para o sorteio.
As 168 pedras para as marcações dos resultados nas cartelas devem estar posicionadas em um canto de fácil acesso ou,
cada jogador poderá retirar 10 peças para marcar.
Para dar início a partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.
Sugerimos que o participante mais velho fique com o saquinho com as pedras numeradas, que falará em voz alta o número sorteado.
Também, deverá conferir os resultados dos participantes que completarem suas cartelas.

Vencedor:
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.

Cartelas

Cartela 05 http://img176.imageshack.us/img176/1997/b05jh0.jpg

Cartela 06 http://img167.imageshack.us/img167/9586/b06al8.jpg

Cartela 07 http://img529.imageshack.us/img529/2472/b07cj8.jpg

Cartela 08 http://img105.imageshack.us/img105/6383/b08un3.jpg

fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30440246



Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos DVDs

CURSOS INTERATIVA, SE INSCREVA!!



21/01-Seg MANHÃ Seminário Gestão pessoal - técnicas para se reinventar como pessoa e profissional.
21/01-Seg TARDE Curso O desenho infantil: compreendendo e fazendo uso desta natureza
22/01-Ter MANHÃ Curso O BRINCAR; o que é, a importância e como promover esta atividade.
22/01-Ter TARDE Seminário Faça de sua reunião pedagógica um ação educativa e pro-ativa.
23/01-Qua MANHÃ Seminário A avaliação -use e abuse deste recurso
23/01-Qua TARDE Curso Prática para o dia a dia - jogos, dinâmicas e organização de projetos.
24/01-Qui MANHÃ Curso Como contar histórias para crianças na escola
24/01-Qui TARDE Seminário Educadores Inovadores
28/01-Seg Curso TANGRAM-Construindo nomes com Tangram
28/01-Seg TARDE Curso Dobradura de flores
29/01-Ter MANHÃ Seminário O que é TDA e TDA/H?
29/01-Ter TARDE Curso Adulto mediador e o processo de avaliação na Educação Infantil
30/01-Qua MANHÃ Curso Construindo Esculturas de papel
30/01-Qua TARDE Curso Dança Educativa no universo escolar
31/01-Qui MANHÃ Seminário Inclusão: propostas para (re)inventar a escola
31/01-Qui TARDE Seminário Como lidar com as diferenças na sala de aula

Inscreva-se! Tels. (11) 6864-3616 – (11) 6647-0330 - a partir de 07/01 e agora por e-mail: contato@interativavirtual.com.br

Valor:1 curso: R$17,00; acima de 2 cursos: R$15,00! (sem apostila). Apostila para os interessados R$2,00 cada.

Cursos e seminários com 4 horas cada (vale 0,2 para Prefeitura de SP). Você pode montar o seu pacote de 20 horas ( vale 0,3 para Prefeitura de SP- escolha 5 temas) ou de 44 horas (vale 0,5 para Prefeitura de SP- escolha 11 temas)

Local dos cursos ESPAÇO INTERATIVA: Rua Salvador de Lima, 17 - São Paulo / SP - COLADO COM O METRÔ CARRÃO!

Horário dos cursos: MANHÃ: das 8h30 às 12h30; TARDE: das 13h30 às 17h30 aos sábados.

Programação completa do 1º semestre de 2008 no site www.interativavirtual.com.br

***CERTIFICADOS VÁLIDOS PARA EVOLUÇÃO FUNCIONAL DO QUADRO DO MAGISTÉRIO E QUADRO DE APOIO DA PREFEITURA DE SP E PARA ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO!!!!!

Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos e-books Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato Brinquedos para Bebê Jogos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video Softwares Mochila Cursos de Idioma VHS Scrapbook

Curso à distância



Já está nas bancas a edição nº 12 da Revista Coleção EDUCATIVA, da editora Minuano. Além de estar recheada de matérias interessantes e ótimas sugestões para o professor, ela traz o I módulo do curso à distância "Relação Professor-aluno: escola, interação e disciplina", oferecido GRATUITAMENTE, pela INTERATIVA em parceria com a Coleção Educativa, e assinado pela Profª Andrea Laurenti, diretora da INTERATIVA.
Para participar do curso, basta adquirir as edições, que trarão, no total, 4 módulos com textos e reflexões sobre o tema. Vale lembrar que a Revista é bimestral.
Nesta primeira edição você encontrará uma cartela (no encarte), que pode ser recortada ou xerocada, para quem não desejar estragar sua revista. Logo nas primeiras páginas, você também encontra o selo, que corresponde ao módulo I: este precisa ser recortado e colado na cartela. Ao final do 4º módulo, o participante responderá uma avaliação e enviará para a INTERATIVA, juntamente com a cartela preenchida. Mas atenção: a cartela pode ser xerocada, porém os 4 selos devem ser originais, recortados das 4 edições! Enviando o material corretamente, ao final do 4º módulo, o participante receberá pelos Correios, o certificado de participação no curso.

NÃO ESPERE: CORRA ATÉ UMA BANCA DE JORNAL E GARANTA SEU EXEMPLAR! O preço de capa é R$5,90.
Caso não consiga encontrar a revista acesse www.edminuano.com.br clique em educação e procure a edição nº 12 ou Departamento de Atendimento ao Consumidor:
Para qualquer tipo de problema em seu pedido, revistas trocadas, revistas não enviadas, problemas no ato da compra, críticas ou sugestões, ligue: 3966 5511 ou 3437 7676 ; ou mande um e-mail para: atendimento@edminuano.com.br ou
educativa@quatrod.com.br

Realização:
INTERATIVA Assessoria Pedagógica
www.interativavirtual.com.br

Parceria:
Revista Coleção EDUCATIVA e Ed. Minuano


Compare preços
Livros Educativos CDs Brinquedos Educativos Apostilas para Cursos & Concursos Presentes Especiais Artigos para Festa Jogos Diversos DVDs Poster Cursos e Treinamentos em Audio/Video

Mais Atividades para Educação Infantil